♿ Acessibilidade:
Degradê com CSS
Degradê com CSS

Outubro Rosa: Unamama relata ações pelas vítimas do câncer de mama

Integrantes da entidade falaram sobre os trabalhos em favor do acesso a mamografias e ultrassonografias, entre outras iniciativas. Foto: Ivana Gravina

Representantes da União Macaense Solidária no Combate ao Câncer de Mama (Unamama) estiveram no Legislativo de Macaé para falar sobre suas iniciativas, no Grande Expediente da sessão desta terça-feira (21). O convite foi de Leandra Lopes (PT). Fundada pela ex-vereadora Marilena Garcia, em 2007, a entidade auxilia mulheres no acesso a mamografias e ultrassonografias, pelo SUS e particulares, entre outras ações.

A presidente Jô Queiroz iniciou sua fala, homenageando Marilena. “Essa mulher feminista, que venceu sete vezes o câncer, transformou sua luta pela vida numa rede de afeto e apoio concreto a outras vítimas da doença”. De acordo com Jô, atualmente, aos 80 anos, a fundadora não está mais à frente dos trabalhos, mas diariamente entra em contato para dar orientações e incentivar.

Profissionais da psicologia e assistência social prestam serviço gratuitamente. A atriz Mônica Martelli, filha de Marilena, é a madrinha da instituição, considerada oficialmente como de utilidade pública. Incluindo essas profissionais, cerca de 100 voluntárias dão todo tipo de ajuda. “É o caso das que fazem a almofada ortopédica em forma de coração que conforta no pós-cirúrgico”, exemplifica Jô.

Leandra, que é uma dessas voluntárias, frisou a importância da empatia. “Devemos ficar atentos, porque às vezes existem pessoas sofrendo ao nosso lado e não sabemos”. Liomar Queiroz (Agir) disse que a Unamama é uma rede de amor que contagia toda a cidade. “Devemos criar políticas públicas que concretizem esse sentimento”.

Diagnóstico precoce e informação salvam vidas

Favorecendo o acesso ao diagnóstico precoce, o grupo aposta na ideia de que a informação salva vidas. A estimativa é que 600 palestras sobre temas afins e 15 cursos de empreendedorismo feminino, que expediram 654 certificados, já impactaram aproximadamente 20 mil mulheres. E esse benefício se estende às famílias. “Quando alguém adoece, todo o nosso metro quadrado’ adoece”.

Edson Chiquini (Cidadania) disse que sentiu essa situação na pele. “Minha esposa já teve câncer, e nós todos vivemos o desespero de ir a Campos para o tratamento. Graças a Deus ela ficou curada, mas precisamos ter esse atendimento aqui em Macaé”.

A fotógrafa Cláudia Barreto falou sobre as exposições, que desde o início da Unamama, divulgam a causa e ajudam as mulheres a lidar de forma ressignificada com o câncer. “Apesar de toda a dor, temos conseguido gerar no público um olhar mais empático”, disse ela. A profissional apresenta seu trabalho a partir da tarde desta terça (21), na exposição “Outubro Rosa: Um olhar que cuida, um olhar que transforma”, no Museu do Legislativo.

O presidente Alan Mansur e os vereadores Luciano Diniz e Cesinha, todos do Cidadania, também discursaram valorizando o trabalho da Unamama.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.