Pular para o conteúdo
Degradê com CSS
Degradê com CSS

Plano Municipal de Educação será discutido em sessão extraordinária

 <span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px; text-align: justify;">O PL 13/2015 será votado na próxima terça-feira (23), em sessão extraordinária, convocada para às 13h30, no plenário da Camara.</span>

Devido ao atraso na chegada do PL 13/2015, que estabelece as premissas do Plano Municipal de Educação, a Câmara Municipal de Macaé precisará estudar e votar a proposta em menos de uma semana. O PL 13/2015, que chegou à Casa na última quarta-feira (17), será votado na próxima terça-feira (23), em sessão extraordinária convocada para às 13h30, no plenário da nova sede do Legislativo.

De acordo com o presidente da Casa, Eduardo Cardoso (PPS), os vereadores farão esse esforço para garantir que Macaé não perca as verbas federais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais – Fundeb e da merenda escolar pelos próximos três anos. “O secretário de Educação deveria ter enviado o plano há meses para estudarmos o seu conteúdo com a atenção e a profundidade que o assunto merece”, cobrou Eduardo.

Os vereadores do bloco de oposição – Igor Sardinha, Amaro Luiz e Maxwell Vaz – ainda chamaram a atenção para o fato de o regime de urgência, estabelecido pelo Regimento Interno, prever que a Câmara analise e vote uma proposição em 20 dias. Contudo, nem mesmo esse prazo poderá ser respeitado, pois se o Plano Municipal de Educação não for aprovado até o fim de junho, o município perderá verbas federais pelo próximo triênio.

Para evitar que a população pague pelo atraso do Executivo, a bancada de oposição se comprometeu em um acordo que permitirá que a votação do projeto aconteça dentro do prazo estabelecido pelo Governo Federal. “Isso demonstra a clara falta de gestão do governo municipal. Macaé poderia perder o prazo e não ter as verbas federais. Não é por outro motivo que a gestão de Dr. Aluizio atingiu o pior IDEB da história de Macaé”, disse o líder da oposição Igor Sardinha.

O líder do governo na Câmara, o vereador Júlio César de Barros (PPL), chegou a ter um requerimento aprovado, na última quarta-feira (17), cobrando o envio do Plano Municipal de Educação ao secretário de Educação de Macaé, Guto Garcia. Ele também criticou a atuação do secretário e pediu mais responsabilidade no cumprimento dos prazos, sobretudo, em iniciativas que garantam verbas fundamentais para os cidadãos do município.
 

Jornalista: Adriana Corrêa

 

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.