Pular para o conteúdo
Degradê com CSS
Degradê com CSS

Controladoria: município ultrapassa limites da LRF nos gastos com pessoal

 <span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px; text-align: justify;">Macaé ultrapassou com despesas de pessoal, de janeiro a abril de 2015,&nbsp;</span><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px; text-align: justify;">o limite de 54% sobre a arrecadação.</span>


O controlador geral do município, Luís Carlos da Silva Cunha, disse, nesta quarta-feira (17), que Macaé ultrapassou com despesas de pessoal, de janeiro a abril de 2015, o limite de 54% sobre a arrecadação, imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A informação foi dada ao plenário da Câmara Municipal de Macaé, na prestação de contas do primeiro quadrimestre, uma exigência da LRF. Também participou da prestação de contas o secretário da Fazenda, Ramirez Cândido.
 
Segundo Cunha, quando esse limite é ultrapassado, o Executivo é obrigado a limitações que vão desde a redução de 20% nos cargos comissionados até o corte de funcionários efetivos em estado probatório. O controlador afirmou que a política de valorização dos servidores não tem sido acompanhada pela arrecadação e, por isso, o governo realizou a reforma administrativa. “Agora temos dois quadrimestres para reduzir as despesas com pessoal ao patamar exigido pela Lei”, disse.
 
Na exposição, foi apresentada a evolução da percentagem dos gastos com pessoal sobre a arrecadação desde o primeiro quadrimestre de 2014 (53,44%). Seguiram-se os percentuais de 52,84% (segundo quadrimestre de 2014), 50,83% (terceiro) e 55,17% (primeiro quadrimestre de 2015).
 
Apesar do limite máximo imposto pela LRF ser de 54%, o ideal previsto é de 51,3%, considerado “prudencial” pela Lei. O controlador afirma que, mesmo se o resultado do terceiro quadrimestre de 2014 foi favorável (50,83%), isso não se deve a um equilíbrio entre arrecadação e gastos, mas ao pagamentos de royalties do petróleo que se concentraram no período, entre outros itens que não se repetiram no início de 2015.
 
Enquanto Cunha falou e respondeu aos vereadores sobre as despesas com pessoal, o secretário da Fazenda apresentou o “Relatório do Desempenho da Prefeitura”, mencionando, entre outros números, a arrecadação do IPTU, que já atingiu 85,79% do previsto. “Isso ocorreu por que nunca os contribuintes pagaram tanto a cota única, como neste ano”, afirmou.
 
O vereador Maxwell Vaz (SD) observou que a prestação de contas no Legislativo é importante mas que a LRF prevê essa prestação em audiência pública convocada pela Prefeitura. “A Câmara irá acompanhar e cobrar do Executivo para que a próxima prestação de contas seja em Audiência Pública”, concluiu o presidente da Casa, Eduardo Cardoso (PPS).

Jornalista: Marcello Riella Benites

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.