Projeto de Lei da Moeda Social será votado na próxima semana

Os prazos de tramitação foram suprimidos e vereadores prometeram abrir mão de emendas (Foto: Tiago Ferreira).

Foi aprovado na sessão desta quarta-feira (20), na Câmara Municipal de Macaé, o regime de urgência na tramitação do Projeto de Lei (PL) 41/2023. Trata-se do Programa Municipal de Combate à Pobreza e Desigualdades Moeda Social, de autoria do Poder Executivo. A pedido do vereador e líder do governo no Legislativo, Luciano Diniz (Cidadania), também foi aprovada a supressão de todos os prazos regimentais e das comissões. A medida garante que a proposta seja discutida e votada ainda este mês. A previsão é que entre na pauta já na próxima quarta-feira (27).

O presidente Cesinha (Solidariedade) reconheceu o esforço do Executivo e dos técnicos que elaboraram o projeto. “Vivemos um momento de retomada da economia, mas uma parte da população continua excluída. Essa proposta vai garantir a cada família de baixa renda o recebimento de R$150 por chefe de família e R$ 75 para até três filhos”. Ele ainda destacou a contribuição da Câmara, que deu celeridade ao processo, tornando sua implantação possível.

Luciano esclareceu que em 2024 o programa não poderia ser implementado, já que é ano eleitoral e a legislação veda ações como esta. Por esse motivo, foi solicitada urgência na aprovação, a fim de que a primeira parcela do auxílio, previsto no programa, possa ser paga até dezembro de 2023. “Além disso, muitas pessoas empobreceram desde a pandemia e quem permanece em vulnerabilidade social não pode esperar”.

Professor Michel (Patriota) fez um apelo aos demais parlamentares para não apresentarem emendas. Dessa forma, o prazo não precisará ser estendido. “Creio que será possível aprimorar o programa, junto ao Executivo, após a sua implantação”. Para o vereador, mais que um programa de distribuição de renda, o PL é um fomento para a economia.

Projeto completo

Iza Vicente (Rede) declarou que abrirá mão das emendas. “O projeto está completo. Além da moeda social, ele cria o banco popular, o programa de crédito para microempreendedores e atende à demanda das famílias PcD (Pessoas com Deficiência)”.

Amaro Luiz (PRTB) lembrou que a proposta foi apresentada pela primeira vez pelo então vereador Igor Sardinha, em meados de 2013. Entretanto, ela foi rejeitada pela maioria na Câmara. “Portanto, Macaé não está copiando Maricá. O município apenas implementou o projeto antes”, disse ele, referindo-se a iniciativa já em vigor naquela cidade.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.