♿ Acessibilidade:
Degradê com CSS
Degradê com CSS

Projeto de prevenção ao suicídio é apresentado no Legislativo

A idealizadora do projeto, Béttany Carvalho, foi convidada pela vereadora Dra. Mayara Rezende (Republicanos). Foto: Ivana Gravina

O Grande Expediente da sessão desta quarta-feira (11), na Câmara Municipal de Macaé, foi destinado à apresentação do projeto “Me ajude a viver”, de prevenção do suicídio. A psicóloga clínica, educacional e do trabalho, Béttany Carvalho, é a fundadora da iniciativa que funciona com psicólogos e estudantes da área. Eles fazem o acolhimento de pessoas e famílias, além de promoverem palestras, grupos de estudos e ações sociais.

O convite foi feito pela vereadora e médica, Dra. Mayara Rezende (Republicanos), que compartilhou o quantitativo de notificações de automutilações, provocadas por adoecimento mental, em Macaé. “Foram 239 casos em 2024 e 406 em 2025, um aumento significativo. Só na Região Serrana, 27 pessoas tentaram suicídio”. Para Mayara, o cenário pode ser ainda mais alarmante, já que não foram mensurados os casos sem registro.

Béttany chamou a atenção ainda para o fato de 720 mil pessoas cometerem suicídio todos os anos, segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS). Desses casos, 14 mil acontecem no Brasil. “É um problema de saúde pública que acomete pessoas de todas as idades, gêneros e classes sociais, e a sua solução não pode ficar restrita ao setembro amarelo e aos que possuem plano de saúde”.

A psicóloga lembrou que o número de pacientes com crises de ansiedade, de pânico, depressão, Burnout e outras doenças mentais cresceram muito na última década, o que revela lacunas na sociedade. “A projeção é de um crescimento de 1000% nos afastamentos de pessoas do trabalho por motivo de doença mental”. Especificamente sobre o suicídio, ela afirma que é mais comum entre os homens e populações de baixa renda.

Bettany acrescentou ainda que a fila de espera para conseguir auxílio terapêutico é grande e pode ser demorada no SUS. Por isso, o projeto é tão importante e precisa de novos voluntários. De acordo com ela, o suicídio ocorre quando a pessoa não consegue ter acesso a assistência e a rede de apoio devida, e é tomada pelo desespero e a desesperança. “Um estudo científico revelou que para cada pessoa que se suicida, outras cinco, próximas a ela, entram em estado de alerta”.

Liomar Queiroz (Agir), Leandra Lopes (PT) e Luciano Diniz (Cidadania) discursaram em apoio ao projeto e fizeram relatos pessoais de casos de adoecimento mental. Luciano sugeriu formalizar o projeto para pleitear recursos públicos e Leandra aconselhou ampliar o convite de participação voluntária para graduandos de áreas correlatas, como medicina, enfermagem e biologia.

Evento debate assunto no próximo sábado

Bettany e outros dois voluntários do projeto, que participaram da apresentação, os psicólogos Ana Alice Osório e Bruno Lopes, convidaram os parlamentares e demais interessados a participarem do evento que vai discutir saúde mental neste sábado (14). Trata-se de um encontro beneficente para levar informações e ajuda ao maior número possível de pessoas. O Summit 2026: suicídio e a geração de trabalho acontece no auditório da UFRJ, no campus Macaé (Cidade Universitária), das 8h às 18h. As inscrições podem ser feitas aqui e a entrada é 2kg de alimentos não perecíveis.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.