Foram aprovados na sessão desta terça-feira (6), na Câmara Municipal de Macaé, pedidos de informações sobre a reabertura do Parque Atalaia e de ações de prevenção de acidentes no trânsito. Os autores foram os vereadores Leandra Lopes (PT) e Amaro Luiz (PV), que obtiveram o apoio dos demais parlamentares em suas propostas.
Parque Atalaia ainda sem previsão de reabertura
Leandra falou da importância do parque Atalaia, fechado para manutenção desde o fim de 2024. “Este não é apenas um espaço de preservação ambiental, mas também de educação, pesquisa e relevância histórico-cultural para a nossa cidade. É um local de visitação, do que restou da Mata Atlântica nativa em nosso município, e precisa ser cuidado e reaberto o quanto antes”.
Ricardo Salgado (MDB) informou que o parque foi fechado após inspeção da Defesa Civil, que constatou danos em estruturas de suporte aos visitantes e no prédio principal, que foi comprometido devido a uma infestação de cupins. “Por esse motivo, o processo de licitação para a manutenção do espaço foi substituído por outro, que prevê uma reforma mais ampla e deve acontecer nos próximos 15 dias”. Ele destacou a necessidade de retomar a visitação pública e os projetos escolares e científicos, a fim de que o Atalaia cumpra o seu papel de contribuir para a educação e a cultura de preservação dos ambientes naturais.
Mais segurança no trânsito
Um dos requerimentos de Amaro solicitou intervenção do poder público para aumentar a segurança na Rodovia Amaral Peixoto, no trecho entre o Batalhão da Polícia Militar (32° BPM), na Barra de Macaé, e o Lagomar. De acordo com o vereador, os acidentes que já eram frequentes – praticamente toda semana – se tornaram quase diários. “O trecho mais crítico fica no bairro Parque Aeroporto, nas imediações do supermercado Dom”, explicou.
Amaro ainda teve outro requerimento aprovado. Dessa vez, sobre o recolhimento de animais de grande porte abandonados na cidade, como cavalos. Segundo relato do parlamentar, esses animais atravessam as rodovias em busca de água e comida, causando transtornos aos motoristas e aumentando o risco de acidentes. “Temos assistido a um número crescente dessas ocorrências no trânsito, que causam prejuízos, ferimentos e até mortes”.
Audiência Pública
Na mesma sessão, ainda foi aprovada a realização de uma audiência pública que irá debater projetos e soluções para fomentar o desenvolvimento econômico, cultural e habitacional do Centro de Macaé. Prevista para o dia 11 de junho de 2025, a audiência foi solicitada pelos vereadores Luciano Diniz (Cidadania), Manu Rezende (MDB), Rond Macaé (PSDB), Leandra Lopes e Ricardo Salgado, membros da frente parlamentar que possui tal finalidade.