<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px; text-align: justify;">O vereador Welberth Rezende (PPS) teve dois requerimentos aprovados nesse sentido.</span>
Fruto de uma demanda trazida pelos próprios moradores, o restabelecimento da segurança e da ordem pública na Serra macaense foi tema de debate nesta terça-feira (14), na Câmara Municipal de Macaé. O vereador Welberth Rezende (PPS) teve dois requerimentos aprovados nesse sentido.
O primeiro solicita maior fiscalização da Postura e da Guarda Municipal no centro de Trapiche, a fim de evitar tumulto e desordem, sobretudo nas imediações do Hospital Público da Serra. O segundo pede o retorno dos Destacamentos de Policiamento Ostensivo (DPO) na Região Serrana e a sua realocação nas vias principais.
De acordo com o autor dos requerimentos, a sensação de insegurança experimentada pela população é consequência da lacuna deixada pela retirada dos DPOs da localidade. “Por isso pedimos apoio neste momento, pois o patrulhamento é parte das novas atribuições da Guarda.”
Os parlamentares Marcel Silvano (PT), Maxwell Vaz (SD) e Igor Sardinha (PT) manifestaram apoio as propostas de Welberth. Marcel lembrou que a Guarda Municipal recebeu, recentemente, veículos e equipamentos do Governo Federal para desempenhar essas novas funções. “Creio que seja possível auxiliar a população local dessa maneira”, disse.
O vereador Maxwell Vaz (SD) apontou as falhas na gestão do município como uma das principais causas do problema, enquanto Igor Sardinha (PT) afirma que a omissão do governo municipal agrava o panorama de insegurança.
“Outras cidades, como Quissamã, conseguiram reverter a decisão de retirar os DPOs do seu território. Isso aconteceu através da formalização de um pedido ao Governo do Estado. Contudo, o prefeito de Macaé, Aluízio Santos Jr. (PV), se mantém em silêncio sobre essa questão”, destacou Igor.
Foto: Adriana Corrêa