Pular para o conteúdo

Secretário de Recursos Humanos comparece à Câmara para esclarecimentos

Salles afirmou que vários questionamentos fugiam da alçada da sua pasta.
[responsivevoice voice="Brazilian Portuguese Female" buttontext="Ouvir"]

O secretário adjunto de Recursos Humanos, Alexandre Salles, foi à sessão desta terça-feira (27) da Câmara Municipal de Macaé para dar esclarecimentos aos vereadores sobre o não pagamento de adicionais a professores e fiscais. A convocação foi resultado de requerimento apresentado por Marcel Silvano (PT), aprovado em 20 de fevereiro.
Um dos questionamentos respondidos por Salles foi sobre a regência de classe aos profissionais da educação. “Todos que realmente têm direito estão recebendo. Temos um grande zelo para que não haja erros”. Segundo ele, os recursos para o benefício vêm do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Marcel criticou a administração do fundo, dizendo que o Conselho Municipal de Educação não tem aprovado as contas do Fundeb. “Também rejeitamos o não pagamento do adicional de difícil acesso durante as férias. Se a ideia é estimular o professor, precisa ser permanente. Caso contrário, fica um discurso demagógico”.
A demora em receber insalubridade, triênios e para acertos financeiros com demitidos foi lembrada por Luiz Fernando Pessanha (Avante). Salles respondeu que se esforça para cumprir esses compromissos. “Peço que me encaminhem diretamente os casos individuais. Quanto a triênios e insalubridade, pagamos assim que saem as publicações oficiais”.
Rebaixamento do salário do prefeito
O parlamentar do Avante criticou a decisão do prefeito de rebaixar o próprio salário em 2015, de R$ 21 mil para R$ 17 mil, reduzindo o teto de todos os servidores. “A Justiça já deu esse ato como inconstitucional e esses valores terão de ser ressarcidos. Como será paga toda essa dívida?”.
Maxwell Vaz (SD) ainda cobrou o pagamento da produtividade dos fiscais de postura e criticou o aumento da carga horária dos guardas municipais, além do não pagamento da contribuição previdenciária dos servidores comissionados.
O secretário deu explicações técnicas e acrescentou que várias das perguntas feitas fogem da alçada da pasta. “Somos uma secretaria executiva. Algumas dessas demandas só podem ser respondidas pela Procuradoria e pela Controladoria do município”.
Fiscais presentes na sessão protestaram ao final do momento com o secretário.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.