Segurança pública volta a ser debatida na Câmara

 <span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px; text-align: justify;">Nilton César Moreira, o Cesinha,</span><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px; text-align: justify;">&nbsp;solicitou ao 32º BPM dados sobre a mancha criminal em Macaé, incluindo a Região Serrana.</span>

Um requerimento apresentado pelo vereador Nilton César Moreira (PROS), o Cesinha, na sessão legislativa desta terça-feira (13), solicitou ao 32º Batalhão da Polícia Militar (32º BPM) dados sobre a mancha criminal em Macaé, incluindo a Região Serrana. De acordo com o autor da proposição, o objetivo é informar a população sobre quais os locais mais perigosos e os crimes mais praticados em cada ponto da cidade. O requerimento foi aprovado por unanimidade entre os parlamentares presentes.
 

Cesinha, assim como Chico Machado, criticaram o atual comando do 32º BPM, que, segundo eles, não respondeu a nenhum requerimento do Legislativo este ano, tampouco recebe os vereadores para dialogar sobre segurança pública. “Enquanto isso, assistimos ao crescimento da criminalidade por toda a cidade e ao completo abandono da Região Serrana, onde os moradores não conseguem sequer registrar uma ocorrência”, destacou Chico, fazendo referência à falta de sinal telefônico na região e à retirada do Destacamento da Polícia Militar (DPO) da Serra.
 

Já o vereador Igor Sardinha (PRB) relatou que os moradores de Imbetiba têm reclamado do aumento do número de assaltos no bairro e criticou a postura do Executivo em se omitir nessa questão – segundo ele, devido à ligação política do prefeito Aluízio Santos Júnior (PMDB) com o governador do Estado, Luiz Fernando Pezão (PMDB). “No Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro, há um policial para cada 150 moradores. Em Macaé, a proporção é de um policial para cada 2,2 mil habitantes.”
 

“A população está com medo de andar nas ruas”
 

O parlamentar Paulo Antunes (PMDB) afirmou que o problema preocupa também os moradores dos bairros Lagoa e Morada das Garças. “Na manhã do último domingo, tivemos dois assaltos na localidade, ambos em ruas movimentadas, por volta das 11h. A população está com medo de andar nas ruas”, disse.
 

O relato de Paulo Antunes foi seguido pelo de George Jardim (PMDB), contando que, no último final de semana, ocorreram dois assaltos à mão armada na localidade de Areia Branca, na Região Serrana. “Não há qualquer atuação do atual Comando do 32º BPM no sentido de prevenir a ação dos criminosos.”
 

Por fim, Amaro Luiz (PRB) lembrou que a segurança pública é uma reivindicação antiga em Macaé e que é preciso cobrar maior efetivo para que a PM tenha condições de trabalhar. “Temos aproximadamente 800 policiais trabalhando em regime de plantão para atender a cinco municípios. É claro que esse número não é suficiente para toda a região”, avaliou. 

<br />  <br />  <span style="font-size:14px;"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;">Jornalista: Adriana Corrêa</span></span>

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.