A semana começou com muita conscientização para uma vida mais saudável na Câmara Municipal de Macaé. Nesta segunda-feira, 7 de abril, quando se comemora o Dia Mundial da Saúde, os servidores do Legislativo iniciaram sua jornada de trabalho fazendo exames de glicemia, aferindo a pressão arterial e calculando o Índice de Massa Corporal (IMC). Em seguida, foi oferecido um café da manhã para os que estavam em jejum.
Ainda foram disponibilizados a todos os trabalhadores da Casa exames de ultrassonografia de abdômen total, rins e vias urinárias, além do preventivo para as mulheres, isto é, o exame ginecológico anual para a prevenção de câncer de colo de útero. “A ideia é acompanhar a saúde de cada servidor e, a partir dos resultados dos exames, orientar os cuidados necessários para uma vida longa e saudável”, informou a enfermeira e idealizadora do evento, Ana Carolina Badini.
O presidente Alan Mansur (Cidadania) garantiu que este será o primeiro de vários eventos e iniciativas voltados para o servidor. “Vocês desempenham um papel muito importante nesta Casa”, declarou durante a abertura. Ele também agradeceu a parceria com o Executivo que viabilizou a realização dos exames, com a seção do Ônibus Rosa e toda a sua estrutura. E mencionou ainda a Casa do Servidor, responsável pelas palestras ministradas à tarde.
A presidente da Comissão Parlamentar de Saúde, a vereadora Dra. Mayara Rezende (Republicanos), frisou a importância de cuidar de cada um e fazer um diagnóstico precoce para atuar no início da doença. Ricardo Salgado (MDB) pediu empenho e compromisso a todos no cuidado com a própria saúde. E Denis Madureira (Republicanos) parabenizou os envolvidos na iniciativa.
O diretor geral da Câmara, Gabriel Peçanha, classificou o momento como uma reaproximação do servidor. “Participem e incentivem os colegas a participarem. É uma oportunidade de cuidarmos da nossa saúde, de estarmos mais unidos e fazermos um trabalho ainda melhor”.
O secretário municipal de Recursos Humanos, Aristófanes Quirino, destacou a importância dos cuidados com a saúde mental – e não apenas com a saúde física. “Sempre que promovemos a saúde e o bem-estar físico e mental, todo o ambiente de trabalho ganha, as relações interpessoais melhoram e o trabalho flui com mais envolvimento e colaboração entre as partes”, disse.
Mais saúde para os servidores
A assistente de serviços gerais Geisiane Bastos aproveitou a oportunidade para fazer o preventivo, também conhecido como Papanicolau. “Depois de conseguir marcar, aguardo cerca de três meses para fazer o exame com um ginecologista. Ao fazer aqui, não preciso me ausentar do trabalho e ainda reduzo o tempo de espera”. O que ela não mencionou é que a iniciativa também beneficia a população, uma vez que libera uma vaga para outra pessoa que aguarda na fila do SUS.
A recepcionista Sara de Jesus Castilho fez o exame de ultrassom dos rins e vias urinárias. “Minha mãe faz hemodiálise e, por isso, o médico me recomenda o exame todo ano. Gostaria de poder fazer também a mamografia assim, pois facilita muito. Evita o adiamento dos cuidados com a saúde de forma indefinida.”
Já o assessor parlamentar Nilton Sampaio relatou que precisava de uma ultrassonografia do abdômen por causa de uma hérnia, que ele se prepara para operar. “Se eu não tivesse conseguido o exame aqui, teria que pagar particular, pois não posso mais aguardar devido ao risco de complicações”.