Servidores do Legislativo recebem cuidados no Dia Mundial da Saúde

Servidores receberam atendimentos e orientações dos profissionais da saúde (Foto: Tiago Ferreira)

A semana começou com muita conscientização para uma vida mais saudável na Câmara Municipal de Macaé. Nesta segunda-feira, 7 de abril, quando se comemora o Dia Mundial da Saúde, os servidores do Legislativo iniciaram sua jornada de trabalho fazendo exames de glicemia, aferindo a pressão arterial e calculando o Índice de Massa Corporal (IMC). Em seguida, foi oferecido um café da manhã para os que estavam em jejum.

Ainda foram disponibilizados a todos os trabalhadores da Casa exames de ultrassonografia de abdômen total, rins e vias urinárias, além do preventivo para as mulheres, isto é, o exame ginecológico anual para a prevenção de câncer de colo de útero. “A ideia é acompanhar a saúde de cada servidor e, a partir dos resultados dos exames, orientar os cuidados necessários para uma vida longa e saudável”, informou a enfermeira e idealizadora do evento, Ana Carolina Badini.

O presidente Alan Mansur (Cidadania) garantiu que este será o primeiro de vários eventos e iniciativas voltados para o servidor. “Vocês desempenham um papel muito importante nesta Casa”, declarou durante a abertura. Ele também agradeceu a parceria com o Executivo que viabilizou a realização dos exames, com a seção do Ônibus Rosa e toda a sua estrutura. E mencionou ainda a Casa do Servidor, responsável pelas palestras ministradas à tarde.

A presidente da Comissão Parlamentar de Saúde, a vereadora Dra. Mayara Rezende (Republicanos), frisou a importância de cuidar de cada um e fazer um diagnóstico precoce para atuar no início da doença. Ricardo Salgado (MDB) pediu empenho e compromisso a todos no cuidado com a própria saúde. E Denis Madureira (Republicanos) parabenizou os envolvidos na iniciativa.

O diretor geral da Câmara, Gabriel Peçanha, classificou o momento como uma reaproximação do servidor. “Participem e incentivem os colegas a participarem. É uma oportunidade de cuidarmos da nossa saúde, de estarmos mais unidos e fazermos um trabalho ainda melhor”.

O secretário municipal de Recursos Humanos, Aristófanes Quirino, destacou a importância dos cuidados com a saúde mental – e não apenas com a saúde física. “Sempre que promovemos a saúde e o bem-estar físico e mental, todo o ambiente de trabalho ganha, as relações interpessoais melhoram e o trabalho flui com mais envolvimento e colaboração entre as partes”, disse.

Mais saúde para os servidores

A assistente de serviços gerais Geisiane Bastos aproveitou a oportunidade para fazer o preventivo, também conhecido como Papanicolau. “Depois de conseguir marcar, aguardo cerca de três meses para fazer o exame com um ginecologista. Ao fazer aqui, não preciso me ausentar do trabalho e ainda reduzo o tempo de espera”. O que ela não mencionou é que a iniciativa também beneficia a população, uma vez que libera uma vaga para outra pessoa que aguarda na fila do SUS.

A recepcionista Sara de Jesus Castilho fez o exame de ultrassom dos rins e vias urinárias. “Minha mãe faz hemodiálise e, por isso, o médico me recomenda o exame todo ano. Gostaria de poder fazer também a mamografia assim, pois facilita muito. Evita o adiamento dos cuidados com a saúde de forma indefinida.”

Já o assessor parlamentar Nilton Sampaio relatou que precisava de uma ultrassonografia do abdômen por causa de uma hérnia, que ele se prepara para operar. “Se eu não tivesse conseguido o exame aqui, teria que pagar particular, pois não posso mais aguardar devido ao risco de complicações”.

Galeria de Fotos

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.