Pular para o conteúdo
Degradê com CSS
Degradê com CSS

Setor debate turismo e propõe reativação de conselho municipal

 <span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px; text-align: justify;">A busca da reativação do Conselho Municipal de Turismo foi um dos compromissos assumidos pelo Legislativo e Executivo.&nbsp;</span>

Representantes do turismo na cidade debateram os problemas do setor nesta segunda-feira (5), na Câmara Municipal de Macaé. Entre outras medidas concretas, ficou decidida a busca da reativação do Conselho Municipal de Turismo, como compromisso do Legislativo e do Executivo. Participaram o diretor da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Turisrio), César Augusto Werneck;  o subsecretário municipal de Turismo, Leonardo Anderson da Silva; e o vice-presidente da Comissão Permanente de Turismo da Alerj, o deputado estadual Conti Bittencourt. A reunião foi promovida pelo vereador Welberth Rezende.
 

Com a presença de representantes das áreas de hotelaria, gastronomia e comércio local, os trabalhos foram abertos por Conti. O presidente da Câmara de Macaé, Eduardo Cardoso, deu as boas-vindas a todos, manifestando a preocupação da Casa com os problemas do setor, particularmente atingido pela crise atual. Na oportunidade, Welberth pediu ao deputado a inclusão do festival gastronômico da cidade no calendário oficial do Estado; a declaração de Macaé como “Município de Interesse Turístico” e da Acim como entidade de utilidade pública. Os pleitos serão objetos de proposições na Assembleia Legislativa.
 

O vereador ainda pretende propor, na Câmara de Macaé, a criação de uma Semana Municipal de Turismo, que seria comemorada no final do mês de setembro. Conti lamentou que eventos esportivos como a Copa do Mundo de 2014 não tenham funcionado para estimular o turismo no interior, assim como as Olimpíadas de 2016.
 

 

Queda da ocupação hoteleira
 

O debate girou em torno da queda de 30% na ocupação da rede hoteleira, enquanto, antes da crise, a lotação ficava quase completa – isto é,  com ocupação bem próxima à capacidade de 4,3 mil quartos/12 mil leitos – motivada pela regularidade dos negócios offshore. Foi exaltada ainda a qualidade dos hotéis e dos restaurantes, cuja variedade internacional dos cardápios foi construída baseada na preferência dos clientes que vinham de todas as partes do mundo. O grupo lamentou que, no período favorável, não tenha havido uma política municipal de turismo para tornar o setor minimamente autônomo em relação ao petróleo. Os presentes também reconheceram que há risco de muitos estabelecimentos fecharem as portas.
 

Durante a reunião, foi levantada a ausência de formação na cidade para profissões voltadas ao turismo. Como saída possível, o subsecretário Leonardo apontou o turismo de negócios, com a realização de feiras, congressos e outros eventos no Centro de Convenções de Macaé. Conti, porém, pontuou que a crise afeta também a realização de tais eventos. Contudo, entre os participantes houve acordo sobre o encaminhamento de solicitar que o Centro de Convenções seja colocado à disposição de eventos ligados às Olimpíadas aos outros dois centros de convenções existentes na capital do Estado.

 

Sinalização nas estradas, aeroporto e rodoviária
 

Na reunião, ainda foi mencionado o problema, que se tem tentado resolver junto ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER), da falta de sinalização que indique o caminho para Macaé, no município do Rio de Janeiro, bem como a falta de placas na entrada e saída da cidade. A riqueza turística macaense, com regiões de serra, praia e lagoa foi evidenciada pelos participantes. Também foi abordada a situação do aeroporto da cidade, que está impedido de receber aeronaves até junho do ano que vem, bem como a da rodoviária, que não tem estrutura para receber turistas.
 

Também estiveram presentes o presidente da Comissão Permanente de Desenvolvimento, Indústria e Comércio da Câmara, o vereador Maxwell Vaz;  o presidente do Convention & Visitors Bureaux do Estado, Marco Navega;  o presidente do Convention & Visitors Bureaux de Macaé, Marco Aurélio Maia; e o servidor da Câmara e presidente da Associação de Garçons, Barmens e Maitres de Macaé, Jorge Luiz Gonçalves da Silva.

 

Jornalista: Marcello Riella Benites

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.