<span style="font-size: 10.5pt; line-height: 115%; font-family: Arial, sans-serif; color: rgb(78, 90, 98); border: 1pt none windowtext; padding: 0cm; font-weight: normal; background-image: initial; background-attachment: initial; background-size: initial; background-origin: initial; background-clip: initial; background-position: initial; background-repeat: initial;">As inscrições estão abertas e podem ser feitas na Secretaria do Legislativo.<br /> <!--[if !supportLineBreakNewLine]--><!--[endif]--></span>
As inscrições para a próxima edição da Tribuna Cidadã, que será realizada nesta quarta-feira (26), às 9h, estão abertas e podem ser feitas até terça-feira (25), na Secretaria da Câmara Municipal de Macaé. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Para participar, bastapreencher uma ficha de inscrição e ter a indicação (assinatura) de dez moradores da cidade ou representar alguma entidade de classe.
A Tribuna Cidadã é um projeto do Legislativo macaense que visa dar voz à população. É por meio dela que o cidadão comum pode fazer suas reivindicações e considerações em plenário, e dirigir-se às autoridades locais e à sociedade em geral sobre qualquer assunto de interesse coletivo.
O acontecimento é transmitido ao vivo pelo site da Câmara e é registrado em forma de notícia e ata oficial, também disponíveis no portal da instituição. A presença dos vereadores é facultativa, mas alguns dos presentes se comprometem a encaminhar os pedidos e apelos dos participantes aos órgãos competentes.
Mudança de data
O retorno do projeto para a última quarta-feira de cada mês – antes da sessão ordinária – foi aprovado em plenário na terça-feira (18). Em março deste ano, a iniciativa havia sido transferida para a última sexta-feira de cada mês, às 17h. Como a alteração não obteve a adesão esperada da população, os vereadores decidiram pelo retorno da data original.
Na semana passada, Marcel Silvano (PT) defendeu a desburocratização das inscrições no projeto. “Temos que facilitar ainda mais a inscrição (possibilitar a inscrição via internet) e divulgar, previamente, os temas que serão discutidos para que a população possa acompanhar.” Igor Sardinha (PRB) apoiou a ideia do colega e agradeceu o entendimento da Mesa Diretora em promover a mudança da data.
Contudo, Júlio César de Barros, o Julinho do Aeroporto, chamou a atenção para a necessidade de respeitar o horário da sessão ordinária, que começa às 10h. “Não podemos tolerar grandes atrasos, sob pena de atrapalhar a discussão e votação de projetos importantes para a cidade”, advertiu.
Jornalista: Adriana Corrêa