UFRJ reafirma necessidade de manter cuidados contra a Covid-19

Professores falaram das contribuições para Macaé e apresentaram demandas

O Grande Expediente da sessão desta terça-feira (7) da Câmara de Macaé teve um momento comovente. Foi quando o decano do Centro Multidisciplinar da UFRJ, professor Irnak Barbosa, convidado a falar aos parlamentares sobre a universidade, lembrou: “Minha mãe, tinha recebido duas doses da vacina e tomado todos os cuidados por conta das comorbidades preexistentes. Mesmo assim, acabou morrendo de Covid-19 em outubro”.
Ele estava respondendo à pergunta de Reginaldo do Hospital (Cidadania), autor do convite, sobre os cuidados que ainda devemos ter com a pandemia. Irnak alertou para a necessidade do uso de máscara e desestimulou aglomerações no Natal, Ano Novo e Carnaval. A instituição contribuiu para que o município tivesse um dos menores índices de mortes no estado.
Segundo o médico, o sistema de vacinação no Brasil está tendo sucesso graças ao SUS. “Foi uma conquista da Constituição de 1988 que possibilitou que fizéssemos o dever de casa contra a Covid. No entanto, com a variação ômicron, não podemos entrar em euforia”.
Diretor do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (Nupem/UFRJ), Rodrigo da Fonseca também foi convidado e fez um relato sobre o desenvolvimento de testagens e adequações no covidímetro, que ajudaram no combate ao corovírus. “A UFRJ foi pioneira no desenvolvimento do teste e o Nupem logo começou a aplicar, em parceria com a prefeitura e outras instituições”.
Excelência acadêmica e demandas
Os professores falaram acerca da excelência dos cursos de graduação e pós-graduação, e de necessidades como a do Restaurante Universitário e de recursos para pesquisas que possam transformar a cidade num grande polo de desenvolvimento científico. Iza Vicente (Rede) e Guto Garcia (PDT) mencionaram emendas impositivas destinadas ao campus.
Guto reivindicou a implantação de um curso de mestrado em Educação. “Não há em entidades públicas ou particulares em toda a região”. Irnak respondeu positivamente. O presidente Cesinha (Pros) garantiu o apoio do Legislativo quanto a recursos para a universidade. “Estamos prontos a analisar leis que possam contribuir”.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.