<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px; text-align: justify;">O objetivo principal é a conscientização para o diagnóstico precoce, que pode garantir uma sobrevida à paciente.</span>
Representantes da Ong Unamama discursaram durante o Grande Expediente na sessão legislativa desta quarta-feira (29), na Câmara Municipal de Macaé. A presidente da entidade, a ex-vereadora e ex-prefeita de Macaé, Marilena Garcia, informou que o objetivo principal é a conscientização para o diagnóstico precoce, que pode garantir uma sobrevida à paciente.
Marilena, que já enfrentou duas vezes o câncer de mama, relatou que, devido a queda de cabelo e a possibilidade de retirada da mama, a doença tem reflexos direto na feminilidade e na autoestima da mulher, afetando toda a família. “Como cidadãos, precisamos abraçar essa causa, porque política nenhuma dá conta se não houver mobilização da sociedade civil organizada”.
A vice-presidente da Unamama, a professora Iêda Moraes, que também já enfrentou o câncer, chamou a atenção para o quanto é doloroso o tratamento e falou sobre como a entidade planeja ajudar as portadoras da doença. “Queremos mostrar para as pessoas como enfrentar o câncer de mama sem medo, levando a elas informação e acolhimento.”
Segundo Iêda, algo que é pouco divulgado é a necessidade de repelente e protetor solar, já que essas pacientes não podem ser expostas ao sol ou picadas por mosquitos. “A alimentação saudável também é fundamental, por isso a nossa ideia é promover intervenções urbanas que trabalhem essas questões com a população”, acrescentou.
A fotógrafa Cláudia Barreto, que é voluntária no projeto, convidou o público presente a se engajar na campanha, que, apesar do nome “Outubro Rosa”, deve durar todo o ano. Ela também mostrou as fotos, produzidas por ela, para devolver a autoestima das pacientes. O trabalho resultou em uma exposição que retrata a coragem e a alegria de quem superou a doença. “Foi um trabalho gratificante. Se cada um doar um pouquinho do seu tempo e talento, podemos amenizar o sofrimento de muitas pessoas”, afirmou.
A pedido do vereador Jocimar Gomes (PMDB), o Boca, foi aprovado pelos demais parlamentares uma moção de aplauso à fotógrafa Cláudia Barreto por seu trabalho na Unamama. O vereador Manoel Francisco (PR) ainda solicitou à Mesa Diretora que leve a exposição da fotógrafa para as comunidades, quando for retomado o projeto Câmara Itinerante.
Jornalista: Adriana Corrêa