♿ Acessibilidade:
Degradê com CSS
Degradê com CSS

Vereadores apresentam propostas em defesa dos educadores

Violência contra professores e decreto que complica justificativas de ausência foram debatidos por Leandra e Cesinha. Foto: Ivana Gravina

A sessão desta quarta-feira (22), na Câmara Municipal de Macaé, foi marcada pela defesa dos educadores. Um requerimento de Cesinha (Cidadania), solicitando monitoramento por câmeras nas escolas da rede municipal, foi aprovado. E um projeto de Lei (PL) de Leandra Lopes (PT), para prevenção da violência contra os educadores, foi debatido pela primeira vez. O PL 162/2025 volta ao plenário para ser discutido e votado na próxima semana.

Para ilustrar a violência a que estes profissionais estão expostos, a vereadora Leandra citou o caso ocorrido na última segunda-feira (20), no Distrito Federal, quando um educador foi violentamente agredido pelo pai de uma aluna. O episódio teria ocorrido após o professor ter repreendido a estudante por utilizar o celular em sala de aula. “Muitos pais e responsáveis não respeitam os profissionais nas escolas e os tratam como se eles fossem seus empregados. Eles não são! São servidores públicos, que conquistaram o cargo que ocupam por concurso e qualificação”, enfatizou a petista.

Leandra acredita que este cenário de desvalorização, associado aos salários pouco atrativos, esteja desestimulando os jovens a ingressarem em carreiras do magistério. Ela também comentou sobre o recente decreto (nº 236/2025), que obriga os profissionais da educação, afastados por motivo de doença, a protocolar atestado no Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), em até 48h, sob pena de falta injustificada. “São mais de 7 mil servidores na rede. Muitos estão sobrecarregados e, por isso, estão adoecendo”.

A vereadora acredita que dificultar o acesso do trabalhador ao direito de cuidar da própria saúde não resolverá a questão das faltas. “Se há suspeita de mau uso de atestados médicos, que se investigue o caso em particular e não penalize todos os servidores”. Leandra argumentou que o Sesmt não possui sequer estacionamento e sua localização no Centro da cidade – e não no local de trabalho de cada um – traz uma dificuldade extra para quem adoece ou precisa se ausentar para fazer uma consulta médica ou exame.

Monitoramento por câmeras

Já o Requerimento 364/2025, apresentado por Cesinha, busca garantir a proteção e a segurança do patrimônio público, assim como a integridade física e moral de alunos e professores. “Não queremos invadir o espaço pedagógico, mas evitar maus-tratos e violência dentro das escolas”. O parlamentar também criticou o Decreto 236. “Temos 42 mil alunos na rede, uma responsabilidade enorme para os profissionais da educação”.

Para Cesinha, a tarefa de comprovar a veracidade dos atestados médicos não cabe aos servidores, mas aos médicos que emitem tais documentos. “Impor isso aos trabalhadores apenas os sobrecarrega ainda mais”.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.