Vereadores aprovam requerimentos ligados à Saúde e Educação

Parlamentares protestaram porque, apesar dos constantes comparecimentos de representantes da empresa à Casa, os problemas não se resolvem (Foto: Tiago Ferreira)

Foram aprovados na sessão desta terça-feira (25), na Câmara Municipal de Macaé, seis requerimentos de diferentes vereadores. A Ordem do Dia – momento de debate e votação das propostas parlamentares – foi precedida por mais um Grande Expediente com representantes da concessionária de energia Enel. O convite foi feito na tentativa de responder às constantes reclamações da população.

Bolsa Universitária e Profissionalizante

O requerimento de Leandra Lopes (PT) pediu informações ao Executivo sobre a aplicação da Lei 5.033/2023, que instituiu o programa Bolsa Universitária e Profissionalizante. Para a vereadora, é uma iniciativa importante, pois garante o direito ao estudo, oferecendo aos que mais precisam a oportunidade de obter um diploma. “Como podemos querer que nossos jovens ocupem as vagas de trabalho na cidade se não oferecemos condições e garantias de escolarização? É isso o que o programa faz: diminui a vulnerabilidade da população e aumenta o conhecimento”.

Prevenção e diagnóstico precoce

Na área da Saúde, foi aprovado requerimento do vereador Cesinha (Cidadania), solicitando a implementação do equipamento “FRAX” na rede básica do município. A ferramenta utiliza um algoritmo para identificar e validar fatores clínicos que possam indicar risco de fratura óssea, a fim de ajudar pacientes que sofrem como a osteoporose e outras doenças.

Já Marvel Maillet (PV) sugeriu que o dia 6 de maio seja reconhecido na cidade como ‘Dia de Conscientização sobre a Síndrome de Edwards’ (Trissomia 18). A ideia é promover ações que incentivem as gestantes a fazer os exames pré-natal, capazes de detectar a doença genética, que causa baixa expectativa de vida e problemas na gestação e no parto. Embora não tenha cura, o diagnóstico precoce da doença pode melhorar a qualidade de vida do indivíduo.

Outras demandas

Rond Macaé (PSDB) ainda indagou sobre a existência de contrato com empresa de manutenção de ar-condicionado que garanta o funcionamento dos aparelhos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Amaro Luiz (PV) requereu a instalação de uma passarela sobre o Canal Campos-Macaé, que ligue os bairros Jardim Carioca e Vila Badejo. E, por fim, Luciano Diniz (Cidadania) pediu à Mesa Diretora auxílio educação para os servidores do Legislativo, nos moldes do que já existe na Alerj.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.