Durante a sessão desta terça-feira (28), na Câmara Municipal de Macaé, os vereadores voltaram a pedir a contratação de mais Auxiliares de Serviços Escolares (ASE) ao Executivo. A reivindicação foi feita por Guto Garcia (PDT) e recebeu o apoio do presidente Cesinha.Eles frisaram que 17 alunos com deficiência ainda frequentam o colégio em sistema de rodízio e outros 305 estudantes permanecem fora da sala de aula devido ao número insuficiente de auxiliares.
A discussão teve início após Guto mencionar que o governo publicou a contratação de 20 ASEs no último final de semana. “A Educação vai priorizar os 17 alunos especiais que fazem rodízio, para que possam ir à escola todos os dias. Mesmo assim, estamos longe de resolver o problema, já que só para atender essa demanda, são necessários 25 novos profissionais”.
Guto lembrou que não são apenas pessoas com deficiência (PcD) que necessitam de auxiliares. A educação infantil também precisa desse apoio, sobretudo as turmas com crianças de 2 e 3 anos de idade. “Cerca de 150 ASEs foram retirados da educação infantil para atender alunos especiais, deixando os professores sozinhos, sem qualquer auxílio, com turmas de 20 a 25 crianças nessa faixa etária”, relatou o parlamentar.
Cesinha avaliou que a média de um auxiliar para cada cinco alunos com deficiência é inaceitável. “As crianças não estão aprendendo nada por falta de mediação adequada. E o que elas perdem em termos de desenvolvimento hoje, não recuperam nunca mais”.
Guto afirmou que são necessários mais 200 profissionais. “Precisamos de 1.150 ASEs para atender 2.300 alunos especiais, além de devolvermos os 150 auxiliares que foram retirados da educação infantil”.
Após requerimento verbal de Professor Michel (Cidadania), ficou decidido o convite do secretário de Educação, Robério Fernandes, para dar esclarecimentos sobre o assunto aos parlamentares, em data a ser agendada.
Outras reivindicações parlamentares
Iza Vicente (Rede) solicitou a disponibilização de refeição para os estudantes do Pré-vestibular Social da Prefeitura de Macaé. Já George Jardim (PSDB) pediu melhorias na Iluminação do entorno da Ilha da Canoa, em Glicério, Região Serrana. Ambas as indicações foram aprovadas por unanimidade dos presentes.