Câmara recebe gerente de alimentação e nutrição da Secretaria de Saúde

Tratamento da obesidade e acompanhamento da amamentação foram os assuntos mais evidenciados por Verônica (Foto: Ivana Gravina)

A nutricionista Verônica Guimarães ocupou o Grande Expediente da Câmara de Macaé nesta terça-feira (28), a convite do líder do governo Luciano Diniz (Cidadania). Ela apresentou o trabalho da Gerência de Alimentação e Saúde, da qual é a gestora e respondeu aos questionamentos dos parlamentares sobre os serviços disponibilizados à população.

O tratamento para diabetes, hipertensão e doenças sexualmente transmissíveis, e ainda o acompanhamento do Bolsa Família são algumas das áreas que recebem o suporte da gerência. “Medimos e pesamos as crianças, orientando a alimentação. Os pais que não levam periodicamente os filhos podem perder o benefício”.

A abordagem da obesidade foi um ponto alto. Verônica apresentou o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional. “Temos em Macaé uma pessoa, em cada três, acima do peso, inclusive gestantes, o que afeta toda a gravidez e até o parto”. Ela ainda falou do Programa Municipal de Fórmulas, que fornece dietas a esses pacientes e mais de 30 fórmulas para diferentes doenças. 

O presidente Cesinha (Cidadania) perguntou sobre a realização de cirurgias bariátricas. Segundo a gerente, a Secretaria de Saúde está providenciando o necessário para oferecer o serviço em Macaé. “Acompanhamos antes e depois das cirurgias, que são feitas em Niterói, Itaperuna ou no Rio”. Já Luciano quis saber o que as pessoas devem fazer para tratar-se. “Precisam ir às ESF (Estratégia de Saúde da Família). Em todas temos nutricionistas, algumas com psicólogo, para as quais são encaminhados casos mais complexos”, respondeu ela.

Amamentação

Verônica anunciou a inauguração da Unidade BásicaAmiga da Amamentação, que funcionará em formato de piloto a partir de junho, na UBS do Visconde de Araújo. Além de acompanhamento nutricional em todas as etapas, inclusive antes do parto, as mulheres contam com uma sala de amamentação com poltrona, decoração, paredes cor lavanda e música, entre outros cuidados estimulantes para o ato de amamentar.

Também perguntaram ou comentaram a exposição da profissional: George Jardim (PSDB), Guto Garcia (MDB), Iza Vicente (Rede), Luiz Matos (Cidadania) e Rafael Amorim (Cidadania). A apresentação pode ser assistida integralmente no Canal da Câmara no YouTube, a partir dos 58 minutos do vídeo.

Últimas Notícias

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Clique aqui para ter acesso à Resolução nº 1965/2016, que regulamenta a aplicação, no âmbito da Câmara Municipal de Macaé, da Lei Federal nº 12.527 e dá outras providências.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.