Pular para o conteúdo

Vereadores discutem situação do transporte escolar

Encontro contou com a presença de representantes do Executivo
[responsivevoice voice="Brazilian Portuguese Female" buttontext="Ouvir"]

[responsivevoice voice=”Brazilian Portuguese Female” buttontext=”Ouvir”]
O retorno às aulas presenciais ainda depende, principalmente, do avanço da campanha de imunização contra a Covid-19. No entanto, a Câmara Municipal de Macaé já discute um dos serviços essenciais para muitas famílias: o transporte escolar. Na manhã desta segunda-feira (25), parlamentares se reuniram com representantes da Educação e da Mobilidade Urbana para tratar do edital que deve ser lançado em breve.
De acordo com Edson Chiquini (PSD), o Executivo precisa aumentar o tempo de registro e de durabilidade dos veículos. Ele afirma que é possível ter a flexibilização sem diminuir a segurança e a qualidade no transporte. “Entre motoristas e monitores, quase mil profissionais foram afetados pela pandemia. No atual formato, 80% deles não conseguirão cumprir as exigências”.
Iza Vicente (Rede) reforçou a fala de Chiquini. “Esta é uma questão que preocupa muitos pais. Também defendo que o novo edital contemple transportes mais simples, desde que o serviço seja prestado da maneira adequada”, disse.
O presidente Cesinha (PSD) lembrou que boa parte dos trajetos é feita em estradas sem infraestrutura adequada, especialmente na Região Serrana. “Na localidade de Crubixais, por exemplo, os alunos não conseguem chegar na escola se estiver chovendo”.
Reivindicações
A Comissão Permanente de Educação e Cultura, presidida pelo Professor Michel (Patriota), se reunirá ao longo da semana para discutir os pontos apresentados. Ele participou do encontro ao lado dos membros do grupo, Iza e Thales Coutinho (Podemos). Guto Garcia (PDT), relator, foi representado por um assessor parlamentar.
Desses encontros poderão ser formalizadas propostas para alterar a lei que estabelece as diretrizes do transporte escolar. Uma das reivindicações da categoria é a permissão para que os veículos possam ser utilizados em atividades turísticas aos finais de semana.
Executivo
De acordo com a secretária adjunta de Educação Básica, Andrea Carvalho, a meta é assegurar que cada vez mais estudantes estejam matriculados em escolas próximas de onde moram. “Esta também é uma forma de ter mais participação dos pais no convívio escolar”, acrescentou.
Presente no encontro, o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz Ferreira Neto, disse que a pasta trabalha no mesmo entendimento dos vereadores. “Com a equipe técnica, vamos analisar as melhores alternativas para o que foi discutido hoje”, finalizou.
[/responsivevoice]

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.