Vereadores pedem mais recursos para a Pestalozzi e o Sentrinho

O objetivo é ampliar o número de vagas nessas instituições em 2023 (Foto: Ivana Gravina)

A Frente Parlamentar de Defesa das Pessoas com Deficiência (PcD) teve um requerimento aprovado na sessão desta quarta-feira (1°), na Câmara Municipal de Macaé. O pedido é destinado ao Executivo para que avalie a possibilidade de aumentar o subsídio destinado às instituições Sentrinho e Pestalozzi.

Formada pelo presidente Cesinha (Pros), Iza Vicente (Rede), Reginaldo do Hospital (Podemos) e pelo líder do governo no Legislativo, Luciano Diniz (Cidadania), a frente parlamentar busca a abertura de novas vagas nas instituições que atendem PcD na cidade. “A procura é muito grande. Se o prefeito conseguir aumentar o valor do repasse, será possível atender mais famílias em 2023”, explicou o presidente.

Sentrinho

Cesinha e Luciano Diniz (Cidadania) reconheceram a dedicação com que a diretora da Casa, Rita Nolasco, vem desempenhando o seu trabalho. “Dos 30 anos do Sentrinho, há 22 sem aumento no valor do repasse. A escola só se manteve em funcionamento graças ao empenho da Dona Rita e a colaboração dos doadores”, esclareceu Luciano.

Segundo Guto Garcia (PDT), o Sentrinho está fazendo um cronograma de trabalho com o detalhamento dos custos para enviar à prefeitura. “A partir daí, saberemos o valor que atende as necessidades da instituição”. Ele acrescentou que, desde 2020, a entidade que atende pessoas com deficiências diversas passou a ser também uma escola, não sendo mais preciso que os seus alunos frequentem, concomitantemente, um colégio regular – como acontecia até 2019.  

Pestalozzi

Diniz acrescentou que a Pestalozzi também está concluindo o seu cronograma de atividades e, em breve, o encaminhará à prefeitura para conhecimento da previsão de gastos. “Se os recursos fossem duplicados, a Pestalozzi poderia atender mais 200 pessoas”, estimou.

Apae

Edson Chiquini solicitou aos vereadores da frente parlamentar que incluam a Apae no requerimento, assim como nos seus esforços junto ao prefeito para obter aumento no subsídio recebido pelas instituições que atendem PcD. “A Apae também precisa muito e há pelo menos 8 anos não recebe qualquer aumento no valor do repasse”, concluiu.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.