Foi aprovado na sessão desta terça-feira (3), na Câmara Municipal de Macaé, um requerimento ao Executivo para a realização de um festival gastronômico na Zona Norte da cidade, nos moldes do que acontece na orla dos Cavaleiros. O pedido foi feito pelo presidente do Legislativo, o vereador Alan Mansur (Cidadania), que indicou a orla do Bar do Coco como local para abrigar o evento.
Para o presidente, essas festividades são importantes, pois promovem o desenvolvimento econômico onde são realizadas, impactando diretamente o trabalho, a renda e a hotelaria local. “Então, por que não fazer também na Zona Norte da cidade? Temos uma orla que está linda, toda revitalizada, e oferece conforto e segurança. Isso incluiria as pessoas que vivem após a ponte da Barra e não têm condições de frequentar a Zona Sul”.
Amaro Luiz (PV) reconheceu o esforço do governo em valorizar outras áreas que, tradicionalmente, não recebem a mesma atenção que a Zona Sul – referindo-se à região antes da ponte da Barra. “É ótimo dar opção à população. Acabou de ser inaugurado um shopping no Engenho da Praia. Espero que a Zona Norte receba muitos outros investimentos daqui em diante”.
Já Leandra Lopes (PT) defendeu o planejamento da cidade de forma mais igualitária. “Levar serviços e atividades para todas as partes torna Macaé única. O poder público, a cultura, o lazer precisam chegar a todos os cidadãos e uma forma de fazer isso é diminuir as desigualdades econômicas e sociais na cidade”.
Rond Macaé (PSDB) lembrou o Festival Nordestino, realizado no Lagomar, e a Festa de Córrego do Ouro, na Região Serrana, que ocorreram há algumas semanas. Segundo ele, ambas aconteceram com grande êxito para a economia, cultura e lazer da população local. “O desenvolvimento econômico de outros bairros é também o melhor para a população”.
Liomar Queiroz (Agir) reforçou a ideia de valorização da Zona Norte e frisou a necessidade de avançar ainda mais nessas pautas.