Testagem
George Jardim (PSDB) apresentou requerimento, aprovado na sessão, propondo ao Executivo a testagem da população nos postos de saúde. “Especialmente em localidades como Sana e Cachoeiros de Macaé, muitos evitariam o risco de contaminação pegando ônibus para ir aos centros de triagem”, defendeu. Thales Coutinho (Podemos) elogiou a iniciativa. “Ajudaria, inclusive, no isolamento social, impedindo aglomerações em dois ou três pontos”.
Auxílio a comerciantes
Thales teve aprovada proposição cobrando do governo estudos para efetivar o auxílio emergencial aos comerciantes. “Queremos solicitar à Secretaria de Desenvolvimento Econômico que olhe com carinho para essa situação porque o comércio agoniza, lojas estão fechando e funcionários antigos sendo demitidos”.
Sobras de vacinas
Foi aprovada a proposta de Amaro Luiz (PRTB) solicitando que o Executivo destine a pessoas acamadas, em visitas domiciliares, as doses excedentes da vacinação. O líder do governo Guto Garcia (PDT) lembrou que os idosos acamados já estão sendo vacinados. “Queremos dar essa prioridade, independente da faixa etária”, esclareceu Amaro. George observou que os agentes da Estratégia de Saúde da Família podem ser empregados na iniciativa.
TV aberta do Legislativo
Os vereadores aprovaram a proposta de Guto à Mesa Diretora para implantar uma TV aberta. “Todo Legislativo municipal tem direito a um canal, que pode veicular conteúdos próprios e muitas cidades cedem horários para programas educativos”. Thales, George, Edson Chiquini (PSD) e Luiz Matos (Republicanos) discursaram favoravelmente. “Apresentarei também um requerimento para que criemos uma rádio. A frequência chega onde outros meios não alcançam, especialmente em área rural”, acrescentou Jardim.
Sessão extraordinária
Nesta quinta-feira (15), haverá sessão extraordinária, em sistema híbrido, para votar o projeto do Executivo que destinará R$ 1,8 milhão, oriundos do fundo próprio da Câmara, a auxílios emergenciais. A ajuda irá para categorias de trabalhadores com atividades suspensas pela Covid-19. A transmissão começa às 10h pelo canal da Câmara no Youtube.