O requerimento aprovado de Marlon Lima (PDT), solicitando ao Executivo informações sobre as obras do Calçadão da Avenida Rui Barbosa, levou parlamentares a protestarem contra o atraso. “Ouvimos reclamações dos comerciantes e saberemos mais sobre esse problema na Câmara Itinerante que haverá no Centro”, disse ele na sessão desta quarta-feira (31), no Legislativo macaense. O evento ainda não teve a data definida.
O empreendimento é responsabilidade do governo estadual. O presidente Cesinha (Pros) comentou: “Tive informações de que o término pode ficar para o ano que vem”. Segundo ele, prejudicados pela pandemia e pela reforma, apenas mantiveram as portas abertas os empresários com recursos suficientes para suportar a queda das vendas.
Cesinha afirmou, ainda, que há um impasse entre o Estado e a firma contratada para fazer o serviço. O líder do governo Luciano Diniz (Cidadania) informou que o prefeito Welberth Rezende (Cidadania) já reclamou ao governador Cláudio Castro (PL). “A empresa não está sendo paga e está sem fôlego para prosseguir”.
Edson Chiquini (PSD) lembrou que o comércio já vinha fragilizado com a crise do petróleo e da economia do próprio Estado. “Vou enviar um ofício a respeito para a Secretaria Estadual de Infraestrutura”.
Recorrendo à Câmara Federal e Alerj
Chiquini também disse que recorreria ao deputado federal Max Lemos e ao parlamentar da Alerj, Chico Machado, ambos do Solidariedade. Chico, ex-vereador macaense, foi mencionado ainda por Cesinha, e Max, por Luciano, como caminhos para reivindicar a conclusão da reforma.
Câmara Itinerante em novo local
Inicialmente prevista para acontecer no distrito de Bicuda (Região Serrana), a edição da Câmara Itinerante deste sábado (3) mudou de local e será realizada no bairro Jardim Franco, a partir das 10h. O projeto do Legislativo busca dar voz aos moradores e pode ser acompanhado, também, pela transmissão ao vivo no canal Câmara de Macaé (YouTube). O endereço é Rua Kleber Guimarães, 172 (próximo à Associação de Moradores).