Nesta quarta-feira (23), a Câmara de Macaé aprovou o Projeto de Lei (PL) 009/2023, do Executivo, que autoriza a Macaeprev a aplicar recursos em instituições privadas. Atualmente, os investimentos só podem ser feitos na Caixa Econômica e no Banco do Brasil. Marlon Lima (PDT) elogiou a emenda da Mesa Diretora, também aprovada, que limita as operações a 30%.
O presidente Cesinha (Solidariedade) afirmou que a informação sobre o PL pode ser “um sinal de alerta” para os dois bancos públicos. “O diálogo com eles era inexistente. Agora, vão ficar atentos, com medo de perder recursos hoje aplicados por um de seus maiores clientes”. Cesinha refere-se aos mais de R$ 1 bilhão que futuramente poderão ser aplicados em títulos privados.
O líder do governo Luciano Diniz (Cidadania) lembrou que a ideia de abrir o leque de instituições foi explicado recentemente, na Câmara, pela diretoria da Macaeprev. Segundo ele, o PL conta com apoio de representantes dos servidores, no conselho da entidade. “Numa reunião com a Macaprev, a Procuradoria do município e o jurídico desta Casa, foi entendido que 30% é uma margem segura”.
Reginaldo do Hospital (Podemos) falou sobre essa segurança. “Como servidor público, tenho a preocupação de não tomarmos um calote. Por mais que os gestores tenham explicado que o risco é o mesmo nas instituições públicas”. O projeto emendado e aprovado segue para sanção do Executivo.
Turismo: Embarque e desembarque em Imbetiba
Entre outras proposições dos parlamentares votadas, Marlon obteve apoio para uma indicação, oficializando a proposta ao governo, de construir um terminal de embarque e desembarque turístico na praia de Imbetiba. “Será uma oportunidade também de lazer para moradores da cidade”. Luciano comentou: “Será um marco para o nosso município. As tratativas já estão há quatro meses avançando na Secretaria de Obras”.