Legislativo macaense participa do IV Encontro de Procuradoras da Mulher

O evento foi promovido pela Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados (Foto: Lincoln Leão/Divulgação)

A parlamentar e procuradora da Mulher de Macaé, Iza Vicente (Rede), participou na terça-feira (22), do IV Encontro Nacional de Procuradoras da Mulher, que aconteceu em Brasília, na Câmara dos Deputados. Ela representou o Legislativo macaense que, em 2022, criou a sua própria Procuradoria da Mulher. O órgão foi instituído pela Lei 4.902/2022 com o intuito de ampliar a participação das mulheres na política, além de encaminhar denúncias de violência contra elas às autoridades competentes.

O encontro teve como objetivo a troca de boas práticas, conexões e fortalecimento da rede de proteção à mulher. Macaé foi o único município do Estado do Rio a ter representação no encontro. “Ouvimos membros do Judiciário sobre o combate à violência política de gênero, assim como iniciativas que podemos replicar em nossa cidade”, comentou a vereadora Iza.

Um dos exemplos de trabalhos realizados em Macaé, relatado por Iza no encontro, foi o curso de Formação de Lideranças Femininas, que aconteceu este ano na Câmara e recebeu 285 inscrições – um fomento à participação política.

Um ano de Procuradoria da Mulher

As Procuradorias da Mulher no Legislativo são órgãos institucionais que visam zelar pela participação política feminina, fiscalizar e cooperar com políticas públicas de proteção à mulher. Em Macaé, o órgão foi instituído há cerca de um ano e, nesse período, realizou diversas atividades, palestras e atendimentos.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.