O secretário de Ordem Pública César Reis anunciou a possibilidade de um convênio com a Polícia Federal para treinamento de agentes e armamento da Guarda Municipal. A informação foi dada na sessão desta terça-feira (6) da Câmara de Macaé. Reis falou no Grande Expediente, como parte da 3ª Semana de Segurança Pública, iniciada ontem (5).
O convite foi do vereador Amaro Luiz (PV), presidente da Comissão de Segurança Pública. “Só melhoraremos nessa área se a classe política priorizar. Não adianta cobrar dos agentes de segurança sem oferecer recursos”. O gestor da pasta apresentou dados de antes e depois do início da atual gestão municipal. “Éramos a 36ª cidade mais violenta do país, e a quarta do estado. Foram 147 homicídios em 2018. Em 2023 tivemos 72, e no ano passado foram 35”.
Guarda Municipal armada
“A proposta de armamento da Guarda terá que ser aprovada pelo Legislativo. Não são todos os agentes que andarão armados. E só portarão armas os aprovados em testes psicológicos e numa formação rigorosa”, ressaltou César. Segundo ele, a medida pode ser efetivada em dois anos e precisa ser incluída na Lei Orgânica. “É necessário, para que não seja revertida no futuro”.
Defesa patrimonial
Leandra Lopes (PT) frisou que a função da Guarda é a segurança patrimonial e que a melhor política contra a criminalidade é investir em educação e cultura. O presidente Alan Mansur (Cidadania) e ainda os vereadores Luciano Diniz (Cidadania), Ricardo Salgado (MDB) e Cesinha (Cidadania) discursaram favoravelmente à apresentação do secretário.