Nesta terça-feira (5), dia da retomada das sessões ordinárias após o recesso parlamentar, a Câmara de Macaé recebeu capoeiristas que falaram durante o Grande Expediente. Compareceram os mestres Jacob, Dengo e Lequinho. O convite foi de Cesinha (Cidadania), uma homenagem pelo Dia do Capoeirista, celebrado em 3 de agosto.
David Jacob Bendelak, representou a Associação de Cultura e Capoeira Balikuddembe. Ele enumerou os muitos benefícios da prática, que é considerada pela ONU como patrimônio cultural da humanidade, mesma dignidade conferida à Muralha da China e ao Centro da cidade de Salvador (BA). “Por que nossa arte não é valorizada em Macaé?”, perguntou.
O atleta reivindicou a regulamentação profissional dos instrutores. Esse foi também o apelo de Alex Silva Dantas, o Mestre Lequinho, da Associação de Capoeira Unidos pela Arte. Segundo ele, apesar de haver leis que beneficiam a modalidade, a principal demanda nunca é resolvida. “Quando, afinal, a capoeira será oferecida oficialmente nas escolas?”, questionou ele.
Manoel da Cruz Vieira, o mestre Dengo, denunciou o preconceito racial. “Sou o mais antigo capoeira da cidade e nunca tinha sido convidado à Câmara. Na década de 1970, éramos barrados e os únicos espaços para praticarmos eram escolas de samba e o antigo Clube Americano de Macaé, frequentado principalmente por pessoas pretas, além de campos de futebol, ruas e praças”.
Concurso público
Cesinha disse que tem aprendido em reuniões com os capoeiristas que “capoeira salva vidas”. Segundo ele, investimentos nessa luta resultarão “em cidadãos melhores”. O vereador, que defenderá nas próximas sessões um projeto de lei de incentivo aos praticantes, disse que a Câmara promoverá uma audiência pública para ouvir os envolvidos.
O presidente Alan Mansur (Cidadania) manifestou apoio aos mestres. “Vamos trabalhar para dar respostas rápidas a essa questão”. Leandra Lopes (PT), recordou que, quando Riverton Mussi foi prefeito, houve concurso público para instrutores de capoeira. “Precisamos criar políticas públicas novas, mas também resgatar conquistas do passado que se perderam”.
A íntegra da sessão desta terça-feira pode ser conferida no canal do Legislativo no You Tube.