A Frente Parlamentar para a Despoluição da Lagoa de Imboassica reuniu-se na sede da Câmara macaense, na tarde desta quinta-feira (21), para avaliar a implantação dos jardins filtrantes, pequenos lagos com pedras, areia e plantas, por onde o esgoto passa e sai tratado. Segundo Luciano Diniz (Cidadania), a obra será no Canal do Molambo. “É um dos que têm mais poluição residencial”.
O parlamentar afirmou ainda que o jardim terá 900 metros quadrados e vai ser construído pelo Nupem/UFRJ, com verba da Secretaria de Meio Ambiente. “Tivemos ontem uma reunião com os cientistas do Nupem e o vice-prefeito, Dr. Fabiano Paschoal (MDB), sobre as possibilidades de acelerar o processo, que em geral leva de um a dois anos”. Outro integrante da frente parlamentar presente foi Ricardo Salgado (MDB). “Precisamos respeitar as etapas internas da UFRJ, que é uma instituição federal, até que ela esteja pronta para receber os recursos do município. Os jardins serão um marco na nossa relação com a Lagoa”.
De acordo com o parlamentar, a despoluição depende também dos desafios do saneamento básico que, por sua vez, envolvem a empresa responsável pelo saneamento na cidade, a BRK Ambiental. “Estamos buscando soluções alternativas, utilizando o que a natureza nos dá para inverter um eixo de progresso que muito nos prejudicou. A ideia é conviver com a natureza e não viver às custas dela”, concluiu Salgado.
Uma reunião da frente parlamentar está marcada para o dia 25 de setembro, envolvendo todos os órgãos ambientais do Estado, do município e o Nupem. Também fazem parte da frente Marvel Maillet (PV) e Tico Jardim (Cidadania).