Três parlamentares foram indicados pelo presidente Alan Mansur (Cidadania) para representar a Câmara Municipal de Macaé na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontece de 10 a 21 de novembro de 2025. Leandra Lopes (PT), Luciano Diniz (Cidadania) e Ricardo Salgado (MDB) embarcam nesta quinta-feira (13) rumo à Belém, no Pará, onde está sendo realizada esta edição do evento.
Leandra informou que o objetivo da comitiva é conhecer iniciativas sustentáveis que possam ser replicadas aqui. “Pretendo discutir e trazer inovações para Macaé”. Luciano Diniz, que há 35 anos trabalha com saneamento, diz que o grupo vai se dividir para participar dos vários painéis simultâneos. “Quero conhecer o conceito de cidade esponja que será apresentado pela China e trazer muitos outros conhecimentos para a nossa cidade”.
Luciano, que também participou da ECO 92, lamenta que, de lá para cá, pouco tenha sido feito para barrar o aquecimento global. “A temperatura do planeta vem aumentando a cada ano e as consequências são desastres naturais e eventos climáticos extremos por todo o mundo. Em 2025, registramos, pela primeira vez, um tufão no sul do Brasil, algo que nunca havia acontecido antes”.
Presidente da Comissão Parlamentar de Meio Ambiente, Proteção dos Animais e Saneamento Básico, Ricardo destacou o que já vem sendo feito em prol da proteção ambiental no município. “Visitamos as termoelétricas, a fim de conhecer o seu funcionamento e ajudar a pensar soluções sustentáveis para o desenvolvimento da nossa cidade. Acho que também podemos produzir gás e fertilizantes com o mínimo impacto ao ambiente”.
Quem quiser acompanhar os debates e apresentações na cúpula do clima pode assistir as transmissões ao vivo no canal oficial da COP30 Brasil no YouTube.