♿ Acessibilidade:
Degradê com CSS
Degradê com CSS

Câmara defende mais investimentos em inclusão e assistência social

Tico Jardim defende projeto para criação de “casas-dia” para PcD (Foto: Ivana Gravina)

Durante a sessão da Câmara de Macaé desta quarta-feira (12), os vereadores aprovaram uma série de sugestões ao Executivo voltadas para a inclusão e a assistência social, todas com apoio unânime do parlamento. Os projetos de lei tratam de direitos da pessoa com deficiência (PcD), acessibilidade em vias urbanas e uso de Inteligência Artificial (IA) no serviço público. Abono natalino na Moeda Social e bolsas para estudantes foram discutidos por meio de requerimentos.

A primeira iniciativa veio com o Projeto de Lei (PL) 232/2025, de Tico Jardim (Cidadania), que estabelece a criação de “centros-dia” na cidade para atendimento de PcD, oferecendo cuidados especializados, terapias e atividades que diminuam o isolamento social. “Essa proposta foi elaborada de forma coletiva. Entendemos que o poder público pode promover esse acolhimento, inclusive aos familiares. A causa é de toda a Câmara”.

Na sequência, Professor Michel (Cidadania) teve aprovado o PL 200/2025, estabelecendo diretrizes e padrões de inclusão e sustentabilidade nas vias públicas, como ruas, calçadas e ciclovias. O vereador também incluiu no projeto a obrigatoriedade de sinalização tátil, sonora e visual nos cruzamentos e pontos de ônibus.

Já Ricardo Salgado (MDB) comemorou a aprovação de mais uma proposta que aborda o uso da Inteligência Artificial (IA) no serviço público. Ele assina o PL 236/2025, que inclui a tecnologia em projetos de acessibilidade. “É um instrumento que o Executivo pode ter para otimizar diversas ações, como sincronizar os semáforos, monitorar o tráfego e reordenar direcionamentos no trânsito. Também podemos usar a IA com tradução em Libras e tantos outros benefícios para a sociedade”, exemplificou.

Os três projetos de lei seguem para sanção ou veto do prefeito.  

Assistência social

Leandra Lopes (PT) defendeu dois dos seus requerimentos incluídos na Ordem do Dia. O primeiro, de número 389/2025, sugere que o governo estude a possibilidade de oferecer abono natalino aos contemplados no programa da Moeda Social, a Macaíba, com recursos que podem ser utilizados somente no comércio local.

Já o segundo requerimento, o 390/2025, pede informações e sugere a regulamentação da Lei 5.033/2023, que formaliza o pagamento de bolsas a universitários e alunos de cursos de qualificação. “Essa medida resulta em grande benefício para os estudantes que buscam conhecimento e melhores oportunidades.”

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.