♿ Acessibilidade:
Degradê com CSS
Degradê com CSS

Legislativo de Macaé alerta sobre gravidez infantil e lúpus

Proposições de Liomar e Michel ressaltaram a importância das semanas oficiais para conscientizar sobre os temas (Foto: Ivana Gravina)

Nesta terça-feira (12), os destaques na Câmara macaense foram um projeto de lei (PL) de Liomar Queiroz (Agir), prevendo ações e conscientização sobre a gravidez infantil, e um requerimento, do Professor Michel (Cidadania), abordando o lúpus, doença autoimune que pode levar à morte. As proposições foram aprovadas por unanimidade.

https://sapl.macae.rj.leg.br/materia/30969O PL 02/2016, de Liomar, institui a Semana Municipal de Prevenção e Orientação sobre a Gravidez na Adolescência, no período que inclui o 1º de fevereiro, de acordo com lei federal.  “Precisamos educar os nossos jovens a fazer suas escolhas com consciência e responsabilidade”, disse ela, considerando também os meninos e rapazes.

Segundo ela, em 2024, mais de 273 mil crianças nasceram de mães com até 19 anos, sendo 12 mil, entre 10 e 14. “Isso é alarmante. Impacta a saúde emocional e o futuro. Nós devemos garantir à nossa juventude, educação e informação correta”. A legislação busca assegurar orientação sobre sexualidade, saúde reprodutiva, métodos contraceptivos e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), por meio de palestras, rodas de conversa e atividades educativas.

Lúpus: tratamento melhora qualidade de vida

O Requerimento 286/2026, de Michel, cobra, do governo e da Secretaria de Saúde, a realização da Semana Municipal de Conscientização sobre o lúpus, em maio, instituída por uma lei do vereador, de 2019. O Dia Municipal foi no domingo (10). “É uma doença inflamatória, crônica. O sistema imunológico ataca as células do próprio corpo”. De acordo com o parlamentar, não há cura, mas, mediante tratamento, é possível controlar e melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes.

“Em Macaé, temos algumas ações de conscientização e acolhimento, e os pacientes relatam a necessidade de aprimorarmos essa organização, o apoio e, principalmente, o reconhecimento social dessa doença”. A proposição do vereador solicita ainda informações sobre o número de casos diagnosticados pelo Núcleo de Fibromialgia de Macaé (Nufmac). Também indaga se essas pessoas têm recebido tratamento adequado. O Lúpus e a fibromialgia têm sintomas semelhantes.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.