Pular para o conteúdo

Requerimento reapresentado pela quinta vez gera debate

[responsivevoice voice="Brazilian Portuguese Female" buttontext="Ouvir"]

Um pedido para a substituição da ponte de madeira que dá acesso ao bairro Horto foi reapresentado em forma de requerimento, pela quinta vez, por Welberth Rezende (PPS). Segundo o vereador, a ponte precisa de manutenção emergencial, pois coloca em risco os que a utilizam na condição atual. O parlamentar também informou que já incluiu a obra por três vezes consecutivas no orçamento impositivo do município, mas não obteve resposta. A proposição foi aprovada na sessão extraordinária desta segunda-feira (29), na Câmara Municipal de Macaé.
Além do risco da ponte cair, Welberth chama a atenção para a falta de iluminação no local. “Na ponte, só passa um carro de cada vez e o local é ermo e escuro, o que facilita a ação de criminosos”.
O requerimento recebeu o apoio dos vereadores George Jardim (PMDB), Marcel Silvano (PT) e Nilton César Moreira (PROS), o Cesinha. Este último lembrou que o Horto cresceu nos últimos anos e hoje tem mais de 3 mil residências. “A velha ponte de madeira não comporta mais o fluxo diário de pessoas. Espero que não aconteça o mesmo que houve com a ponte do Sana, onde um caminhão de lixo caiu devido às más condições da ponte”.
Já Marcel frisou que esse é mais um requerimento ignorado pelo Executivo, tal como os que pedem manutenção para o ginásio municipal e os terminais de ônibus. “Temos várias proposições que alertam para a falta de manutenção de locais públicos, que colocam em risco a vida das pessoas, mas estamos sendo ignorados. É um desrespeito o governo municipal não dar resposta, nem mesmo para o vereador da bancada que é o mais votado da cidade”, disse Marcel em alusão a Welberth.
George acrescentou que há duas pontes na Serra Escura, Região Serrana, em péssimas condições de uso. “É algo simples de se reparar, mas se não for feito, pode levar alguém à morte”. Ele criticou alguns vereadores da bancada que se calam diante dessas situações e acusou o prefeito de abandonar as áreas rurais de Macaé.

Outros requerimentos

Welberth teve diversos outros requerimentos aprovados na sessão desta segunda-feira (29). Entre eles, um pedido de audiência pública sobre as atribuições da Guarda Municipal; vagas de estacionamento de curta duração em frente ao Hospital da Unimed e pedidos de obras de infraestrutura para bairros e comunidades, tais como recuperação asfáltica, iluminação pública, construção de praças, ampliação de linhas de ônibus e construção de abrigos em paradas de ônibus.
Jornalista: Adriana Corrêa

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.