Pular para o conteúdo

Entusiasmo de estudantes marca posse da Câmara Juvenil

[responsivevoice voice="Brazilian Portuguese Female" buttontext="Ouvir"]

O entusiasmo e a consciência política dos jovens marcaram a posse dos 17 vereadores e três suplentes eleitos para a Câmara Juvenil na tarde desta terça-feira (13), no plenário do Legislativo. “Estou muito feliz com essa possibilidade de os jovens terem voz, lidarem com os problemas sociais, ouvirem as pessoas e buscarem soluções”, discursou Henryandra Oliveira de Carvalho, de 15 anos, aluna do Colégio de Aplicação.
“Estamos num momento difícil da vida nacional e há até pessoas defendendo regimes ditatoriais. Daí a importância de educar os jovens para a cidadania”, afirmou Marcel Silvano (PT), coordenador do projeto Câmara Juvenil, que presidiu a solenidade. “Esse projeto não é uma ‘brincadeira de criança’. É um trabalho de formação política que envolveu debates nas escolas”, acrescentou a integrante do grupo coordenador da iniciativa, Stephanie Zuma,
“Stephanie fez parte da primeira turma de vereadores juvenis quando o projeto teve início com a ex-vereadora Marilena Garcia, em 2005, que foi a primeira parlamentar mulher da região”, lembrou Marcel. No início da cerimônia, foi apresentado um vídeo que criticava a visão de que “todos os políticos são ladrões” e incentivava a participação política responsável e cidadã.
Em seguida, os eleitos receberam seus diplomas das mãos de vereadores adultos e fizeram o juramento do termo de posse. “Que os parlamentares se inspirem nesses jovens”, aconselhou Jane Roriz, vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, integrante da mesa diretora do evento.

Participação da mulher na política

Uma característica especial da composição dos 17 jovens é que 16 são meninas. “Não é fácil ser mulher pois, antes de defender nossos direitos, temos que provar que somos capazes”, afirmou Jane, considerando o sucesso das eleitas. Renan Xavier, de 14 anos, da Escola Botafogo, é o único rapaz entre os titulares. “Estamos chegando com humildade e respeito, mas com garra de lutar para melhorar a escola e a comunidade”, declarou.
Participaram da sessão também os vereadores Marvel Maillet (Rede), José Queiroz dos Santos Neto (PTC), o Neto Macaé, Valdemir da Silva Souza (PHS), o Val Barbeiro e Welberth Rezende (PPS). Marcel, que com Val e Welberth integra a Comissão Permanente de Educação, disse que as matérias aprovadas para essa área na Câmara Juvenil servirão como um banco de ideias para requerimentos e indicações do Legislativo.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.