Pular para o conteúdo

Aprovado projeto para regularização de imóveis

Foto: Tiago Ferreira
Welberth Rezende defende suas emendas no PLC da Mais-Valia
[responsivevoice voice="Brazilian Portuguese Female" buttontext="Ouvir"]

Foi aprovado pela Câmara Municipal de Macaé, na sessão desta terça-feira (20), o Projeto de Lei Complementar (PLC) da “Mais-Valia”, pelo qual imóveis com alterações em desacordo com a lei podem ser regularizados. O benefício é concedido mediante contrapartida paga à prefeitura. O PL teve aprovação dos 15 vereadores presentes após emendas. Uma, de Maxwell Vaz (SD), reduz a contrapartida de 3% para 0,5% sobre o valor da área do imóvel.
A maior parte das emendas foram de Welberth Rezende (PPS). Uma estabelece que o pagamento não implica em reconhecimento de propriedade, nem em legalização da atividade econômica realizada na edificação. Outra exige que o imóvel tenha o Habite-se. Há ainda as que se referem ao parcelamento do valor, aos documentos que os interessados devem apresentar e às particularidades das obras que avançam por espaços públicos.
“Entendemos que esse projeto beneficia os proprietários, aumenta a arrecadação e gera oportunidade de trabalho para os arquitetos que serão envolvidos nos processos de regularização”, avaliou Welberth. Segundo ele, o cadastramento desses imóveis também dará informações importantes para organizar a arrecadação municipal.
Luiz Fernando Pessanha (PT do B) apresentou emenda acrescentando que todo interessado que tiver pagado o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) por três anos terá direito à certidão de Habite-se. Luciano Diniz (PMDB) elogiou a iniciativa: “Com a crise, muitas pessoas deixaram a cidade e, sem o Habite-se, não podiam vender os imóveis. A medida aquecerá o mercado imobiliário”.
“Essa ideia é antiga e já deu certo em outros municípios. Só receio que todas essas emendas possam gerar algum veto do prefeito”, disse Júlio César de Barros (PMDB), o Julinho do Aeroporto. Marcel Silvano (PT) lembrou do conceito marxista da “mais-valia” e comentou: “Essa lei beneficiará mais as pessoas que têm imóveis muito valorizados, mas, claro, não se trata do mecanismo máximo de exploração capitalista”.
Após 180 dias da publicação do PLC, a regularização dos imóveis poderá ser solicitada.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.