Nesta quarta-feira (2), os aprovados no 1º Programa de Estágio Remunerado da Câmara de Macaé se apresentaram para iniciar oficialmente os trabalhos. Eles foram recebidos pelo presidente Cesinha (Pros) antes da primeira sessão ordinária do ano e tiveram os primeiros contatos com os setores administrativos.
O concurso público ocorreu no último semestre de 2021 de forma gratuita. Das quatro vagas inicialmente previstas (três para Direito e uma para Ciências Contábeis), o Legislativo convocou mais dois futuros advogados pelo cadastro de reserva.
De acordo com Cesinha, o objetivo é ampliar o programa e garantir mais oportunidades para quem está no início da carreira profissional. “Com muita alegria, recebemos os estagiários hoje. Tenho a certeza de que todos colaborarão de forma efetiva para o Legislativo e, consequentemente, para a nossa cidade.”
Natural de Duque de Caxias, Beatriz de Araújo Cândido mora em Macaé há cinco anos e está no oitavo período de Direito. Ela está motivada para o desafio. “Desde que soube do concurso, me dediquei bastante para conseguir uma das vagas. Espero que seja um período de muito crescimento.”
Durante o período de estágio, os novos servidores da Câmara vão receber um salário mínimo e meio por mês, com regime de 20 horas semanais.
Retorno das sessões
No início da manhã, a sede do Legislativo passou novamente pelo processo de sanitização, responsável por eliminar fungos, bactérias, vírus e outros microrganismos que estejam em superfícies e objetos.
Essa foi uma das medidas adotadas pela atual gestão para aumentar a segurança dos servidores e parlamentares, uma vez que a retomada das atividades no plenário faz com que a circulação de pessoas seja maior.
Entre segunda-feira (31) e terça-feira (1), mais uma rodada de exames para a Covid-19 aconteceu. Quem testou positivo imediatamente entrou em isolamento e está sob orientação do Setor de Saúde da Câmara. Todos os casos reportados estão assintomáticos ou com sintomas leves, sem a necessidade de internação.