Um requerimento do vereador George Jardim (PMDB) solicitando a realização de um novo concurso público à prefeitura foi aprovado na sessão extraordinária desta segunda-feira (26), na Câmara Municipal de Macaé. De acordo com o parlamentar, a proposta foi feita após a recente contratação, sem concurso, de mais de 300 pessoas para ocupar cargos em diversos setores da administração municipal.
Para George, “se há necessidade de tantos profissionais, isso deveria ser feito por concurso público”. Marcel Silvano (PT) também criticou o atual governo por não agir de forma transparente e citou o caso de cidades da região que optaram por realizar concurso inclusive para a contratação temporária. “Assim, todos têm as mesmas oportunidades de concorrer às vagas e os contratados terão a chance de serem efetivados”.
Maxwell Vaz (SD) informou que as mais de 300 contratações foram feitas no final de março de 2017 com pagamento retroativo desde janeiro do mesmo ano. “Se há demanda de serviço continuada, deve haver concurso para evitamos que esses cargos sejam utilizados para pagar favores políticos. ”
Embora tenha reconhecido como uma realidade difícil de combater, o parlamentar Valdemir Souza, o Val Barbeiro (PHS), alertou para o risco do favorecimento político. “Precisamos de profissionais qualificados, caso contrário alguns serviços podem ficar comprometidos”, concluiu.
Menu