Pular para o conteúdo
Degradê com CSS
Degradê com CSS

Câmara de Macaé articula movimento em prol da água

 <span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px; text-align: justify;">Um requerimento do vereador Nilton Cesar Moreira (PROS), aprovado nesta quarta-feira (25), foi o motivador do debate.</span>

Na primeira votação plenária de 2015, o presidente da Câmara Municipal de Macaé, Eduardo Cardoso, convocou outros líderes políticos e a sociedade como um todo a fazer um grande movimento em prol de soluções para os problemas que envolvem a água.
 

Um requerimento do vereador Nilton Cesar Moreira (PROS), aprovado nesta quarta-feira (25), foi o motivador do debate. Ele solicitou à Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE) a ligação da água no bairro Jardim Franco, que, embora já possua a rede necessária, continua sem abastecimento.
 

Parlamentares expuseram diversos problemas relacionados aos recursos hídricos, tais como o risco de escassez; a falta de uma rede eficiente de tratamento e abastecimento; o mercado paralelo de caminhões-pipa e o desmatamento e a poluição, que comprometem os mananciais.
 

Após as explanações, Eduardo acrescentou que, ao longos dos anos, tem assistido o apelo da população aos governantes, sem o resultado esperado. Ele acrescentou ainda, que, de acordo com informações da CEDAE, em 20 anos o Rio Macaé não será mais capaz de abastecer a cidade.
 

O presidente da Câmara aproveitou a ocasião para convidar a classe empresarial, política e os cidadãos, a fim de mobilizar esforços para solucionar os problemas relatados em plenário.
 

“Já está na hora de fazermos um movimento maior, envolvendo toda a sociedade, para recuperarmos os mananciais, as margens desmatadas dos rios e conscientizarmos a população sobre a necessidade de preservar as nascentes e usar a água de forma responsável.”
 

No dia anterior, Eduardo Cardoso havia apontado a falta d’água como um dos desafios mais preocupantes da atualidade. Ele também já havia sinalizado o desejo de reunir novos parceiros para criar leis que garantam a preservação dos mananciais e regulamente o uso sustentável da água.
 

“Vamos conversas com dirigentes de outras câmaras e prefeituras da região e analisarmos de que forma cada um pode contribuir para a solução do problema”, esclareceu.
 

Jornalista: Adriana Corrêa

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.