<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px; text-align: justify;"> A visita incluiu a passagem por diversos setores, como o plenário e a sala da presidência, </span><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px; text-align: justify;">com a explicação das respectivas funções.</span>
De 18 a 25 de agosto, a Câmara Municipal de Macaé recebe a visita de estudantes do Colégio Municipal Zelita Rocha à Câmara Municipal. Aproximadamente 120 alunos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, participam da atividade prevista no currículo de História e Geografia do município e contam com o acompanhamento das professoras. A visita incluiu a passagem por diversos setores, como o plenário e a sala da presidência, com a explicação das respectivas funções.
O grupo foi recebido no Salão Nobre pela servidora da Casa, Cleris Renata Golzio, que já lecionou História e trabalha no setor de Arquivo. “É um prazer para mim ver essas crianças desde cedo crescerem na construção da identidade de seu papel de cidadãos”, afirmou Cleris, que contou, resumidamente, a história do Legislativo macaense desde a sua implantação em 1814 até a inauguração da nova sede, o Palácio Natálio Salvador Antunes, que passou a funcionar em 2013.
Os alunos também assistiram ao documentário “Caminhos para o visitante apressado”, a partir de texto do professor, escritor, poeta, historiador e jornalista Antônio Alvarez Parada (1925 – 1986), também autor da letra do Hino de Macaé. O texto descreve pontos tradicionais de Macaé nos anos 1960, que o vídeo ilustra com imagens de época e do tempo atual. A visita guiada encerrou-se na sala da diretora geral da Câmara, Denize Cardim, que, numa descontraída conversa com as crianças, falou sobre o papel do Legislativo.
“Nessas ocasiões, sempre procuramos transmitir aos estudantes a consciência de que esta é a Casa do povo, bem como a noção de que a formação política de cada um é fundamental para a tomada de decisões na cidade, no estado e no país”, afirmou Denize. A aluna Ivi Medeiros Carvalho, de 8 anos, demonstrou ter compreendido bem o papel institucional da Câmara: “É muito importante aprendermos como são feitas as leis e como os vereadores ficam de olho no que o prefeito faz”.
As visitas do Colégio Zelita Rocha prosseguem até a próxima terça-feira (25) e incluem o Palácio Cláudio Moacyr de Azevedo, antiga sede da Câmara.
Jornalista: Marcello Riella Benites