<span style="color: rgb(51, 51, 51); font-family: Arial, sans-serif; font-size: 14.6667px; text-align: justify;">Os estudantes elegeram a mesa-diretora, que será presidida por Tiago Rangel, e terá Gabriel Balman como vice-presidente.</span>
A Câmara Juvenil reuniu-se na tarde desta quarta-feira (23) para a sua primeira sessão ordinária de 2015. Os vereadores juvenis elegeram a mesa-diretora, que será presidida por Tiago Rangel, e terá Gabriel Balman como vice-presidente, além de Emily Andrade Messias e Lucas de Souza como 1ª e 2º secretários, respectivamente. Os 17 jovens parlamentares haviam sido eleitos em 11 escolas da cidade e tomado posse em 5 de agosto.
A primeira secretária leu as indicações de obras, serviços e projetos propostos que, em seguida, foram colocados para votação em bloco e aprovados, sempre por unanimidade. Entre as proposições estavam a sinalização ciclística horizontal e vertical, instalação de bicicletário e paraciclos, implantação de ciclovias e ciclofaixas na Serra de Macaé, além de colocação de placas de conscientização para o respeito aos ciclistas, apresentadas por Renata Borges.
Ela também apresentou proposta de um posto de atendimento a mulheres vítimas de violência ou em situações risco. Sara Fagundes teve aprovada proposição para o aumento da segurança pública no entorno do Terminal Central da SIT, com ênfase para o horário de maior fluxo de pessoas. André Luiz de Souza apresentou o projeto de uma horta para o aprendizado dos alunos, com produtos voltados para a merenda escolar no colégio Tarcísio Paes de Figueiredo.
Além de requerimentos e indicações que contemplavam situações amplas da cidade, grande parte das proposições tinham foco na escola onde estuda e no bairro onde mora cada jovem. O presidente, Thiago Rangel da Silva, está em seu segundo mandato. “Na primeira vez eu ainda não estava habituado com a linguagem e os ritos da Câmara. Mas agora estou mais à vontade”, disse ele, que estuda na Escola Municipal Natálio Salvador Antunes e propôs a fixação de uma placa, no colégio, com a biografia do ex-vereador, que também dá nome à sede da Câmara Municipal de Macaé.
Aprendizado sobre cidadania e política
A coordenadora do projeto e ex-vereadora juvenil, Stephanie Zuma Ribeiro, explicou que participou da primeira edição do projeto em 2006/2007, quando foi instituído pela ex-vereadora Marilene Garcia. “Após a posse, tivemos três encontros de preparação para esta sessão. No primeiro, foram apresentados os conceitos, linguagem e ritos do Legislativo, no seguinte, os estudantes participaram de uma sessão dos vereadores adultos e, no último, foram tiradas as dúvidas”, esclareceu.
“Acredito que é muito válido como aprendizado sobre cidadania e política. Contribuímos muito possibilitando isso aos jovens que, em geral, são deixados à margem do poder político”, afirmou Marcel Silvano (PT), autor do requerimento que reativou o Projeto Câmara Juvenil.
Jornalista: Marcello Riella Benites