Pular para o conteúdo
Degradê com CSS
Degradê com CSS

Vereadores juvenis têm sua primeira sessão ordinária

 <span style="color: rgb(51, 51, 51); font-family: Arial, sans-serif; font-size: 14.6667px; text-align: justify;">Os estudantes elegeram a mesa-diretora, que será presidida por Tiago Rangel, e terá Gabriel Balman como vice-presidente.</span>

A Câmara Juvenil reuniu-se na tarde desta quarta-feira (23) para a sua primeira sessão ordinária de 2015. Os vereadores juvenis elegeram a mesa-diretora, que será presidida por Tiago Rangel, e terá Gabriel Balman como vice-presidente, além de Emily Andrade Messias e Lucas de Souza como 1ª e 2º secretários, respectivamente. Os 17 jovens parlamentares haviam sido eleitos em 11 escolas da cidade e tomado posse em 5 de agosto.

A primeira secretária leu as indicações de obras, serviços e projetos propostos que, em seguida, foram colocados para votação em bloco e aprovados, sempre por unanimidade. Entre as proposições estavam a sinalização ciclística horizontal e vertical, instalação de bicicletário e paraciclos, implantação de ciclovias e ciclofaixas na Serra de Macaé, além de colocação de placas de conscientização para o respeito aos ciclistas, apresentadas por Renata Borges.

Ela também apresentou proposta de um posto de atendimento a mulheres vítimas de violência ou em situações risco. Sara Fagundes teve aprovada proposição para o aumento da segurança pública no entorno do Terminal Central da SIT, com ênfase para o horário de maior fluxo de pessoas. André Luiz de Souza apresentou o projeto de uma horta para o aprendizado dos alunos, com produtos voltados para a merenda escolar no colégio Tarcísio Paes de Figueiredo.

Além de requerimentos e indicações que contemplavam situações amplas da cidade, grande parte das proposições tinham foco na escola onde estuda e no bairro onde mora cada jovem. O presidente, Thiago Rangel da Silva, está em seu segundo mandato. “Na primeira vez eu ainda não estava habituado com a linguagem e os ritos da Câmara. Mas agora estou mais à vontade”, disse ele, que estuda na Escola Municipal Natálio Salvador Antunes e propôs a fixação de uma placa, no colégio, com a biografia do ex-vereador, que também dá nome à sede da Câmara Municipal de Macaé.

Aprendizado sobre cidadania e política

A coordenadora do projeto e ex-vereadora juvenil, Stephanie Zuma Ribeiro, explicou que participou da primeira edição do projeto em 2006/2007, quando foi instituído pela ex-vereadora Marilene Garcia. “Após a posse, tivemos três encontros de preparação para esta sessão. No primeiro, foram apresentados os conceitos, linguagem e ritos do Legislativo, no seguinte, os estudantes participaram de uma sessão dos vereadores adultos e, no último, foram tiradas as dúvidas”, esclareceu.

“Acredito que é muito válido como aprendizado sobre cidadania e política. Contribuímos muito possibilitando isso aos jovens que, em geral, são deixados à margem do poder político”, afirmou Marcel Silvano (PT), autor do requerimento que reativou o Projeto Câmara Juvenil.

Jornalista: Marcello Riella Benites

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.