Autoridades defendem maior conscientização no trânsito

A defesa por mais investimentos em políticas preventivas e de conscientização no trânsito centralizou os debates da noite desta terça-feira (25), na Câmara Municipal de Macaé. A audiência pública foi conduzida pelo vereador Cristiano de Almeida Silveira (PTC), o Cristiano Gelinho, e contou com a presença de representantes das polícias Militar e Rodoviária e do Corpo de Bombeiros. Na cidade, a Linha Azul é um dos locais que mais preocupa Gelinho. “Em dois meses, o número de acidentes cresceu e a tendência é aumentar, pois as vias não contam com proteção. Escolhemos o Dia Nacional do Trânsito, comemorado hoje, para servir de alerta a todos”, frisou. O parlamentar defendeu a instalação de guard rails, que são defensas metálicas instaladas no limite das pistas para evitar que veículos caiam em áreas perigosas. “Houve um caso em que o motorista saiu da pista na Linha Azul e veio a falecer por afogamento, pois não conseguiu sair do carro. Se houvesse proteção, ele teria sobrevivido”, acrescentou. Para o comandante do 32º Batalhão da Polícia Militar, o tenente-coronel Rodrigo Ibiapina Chiaradia, é preciso que as autoescolas forneçam uma melhor formação de condutores. “Em muitos casos, a prioridade é apenas a prova prática e não formar motoristas conscientes no trânsito”. Animais soltos aumentam os riscos de acidentes Os animais soltos que circulam pelas vias também aumentam os índices de acidentes e diversos pedidos foram feitos para que o governo invista na fiscalização. Há três anos, a família do vereador Maxwell Vaz (SD) entrou nessa triste estatística. “Perdi o meu irmão mais novo. Ele estava de motocicleta e colidiu com um animal na pista. Todos os anos, milhares de pessoas morrem por causas semelhantes e só mudaremos esses números com governos que sejam comprometidos com propostas reais de prevenção”, disse Maxwell. Dupla função dos motoristas Diversas linhas do transporte público de Macaé já funcionam sem cobradores, com os motoristas acumulando a função. Para Maxwell, os riscos de um acidente envolvendo ônibus crescem. “Além dos cuidados no trânsito, eles precisam conferir o dinheiro, dar o troco e ainda tirar dúvidas dos passageiros”, alertou. Ciclovia na Teixeira de Gouveia Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em engenharia de transportes, André Borges foi um dos inscritos para apresentar propostas aos presentes. Além de sugerir que a prefeitura promova campanhas permanentes de conscientização, ele afirmou que a ciclovia instalada na Rua Teixeira de Gouveia deveria ser somente de mão única. “Como há ciclistas vindo dos dois lados, há riscos de colisão com os carros que cruzam a rua. O ideal seria ter uma segunda ciclovia na Rua Visconde de Quissamã, por exemplo”, defendeu.

A defesa por mais investimentos em políticas preventivas e de conscientização no trânsito centralizou os debates da noite desta terça-feira (25), na Câmara Municipal de Macaé. A audiência pública foi conduzida pelo vereador Cristiano de Almeida Silveira (PTC), o Cristiano Gelinho, e contou com a presença de representantes das polícias Militar e Rodoviária e do Corpo de Bombeiros.
Na cidade, a Linha Azul é um dos locais que mais preocupa Gelinho. “Em dois meses, o número de acidentes cresceu e a tendência é aumentar, pois as vias não contam com proteção. Escolhemos o Dia Nacional do Trânsito, comemorado hoje, para servir de alerta a todos”, frisou.
O parlamentar defendeu a instalação de guard rails, que são defensas metálicas instaladas no limite das pistas para evitar que veículos caiam em áreas perigosas. “Houve um caso em que o motorista saiu da pista na Linha Azul e veio a falecer por afogamento, pois não conseguiu sair do carro. Se houvesse proteção, ele teria sobrevivido”, acrescentou.
Para o comandante do 32º Batalhão da Polícia Militar, o tenente-coronel Rodrigo Ibiapina Chiaradia, é preciso que as autoescolas forneçam uma melhor formação de condutores. “Em muitos casos, a prioridade é apenas a prova prática e não formar motoristas conscientes no trânsito”.
Animais soltos aumentam os riscos de acidentes
Os animais soltos que circulam pelas vias também aumentam os índices de acidentes e diversos pedidos foram feitos para que o governo invista na fiscalização. Há três anos, a família do vereador Maxwell Vaz (SD) entrou nessa triste estatística.
“Perdi o meu irmão mais novo. Ele estava de motocicleta e colidiu com um animal na pista. Todos os anos, milhares de pessoas morrem por causas semelhantes e só mudaremos esses números com governos que sejam comprometidos com propostas reais de prevenção”, disse Maxwell.
 
Dupla função dos motoristas
Diversas linhas do transporte público de Macaé já funcionam sem cobradores, com os motoristas acumulando a função. Para Maxwell, os riscos de um acidente envolvendo ônibus crescem. “Além dos cuidados no trânsito, eles precisam conferir o dinheiro, dar o troco e ainda tirar dúvidas dos passageiros”, alertou.
Ciclovia na Teixeira de Gouveia          
Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em engenharia de transportes, André Borges foi um dos inscritos para apresentar propostas aos presentes. Além de sugerir que a prefeitura promova campanhas permanentes de conscientização, ele afirmou que a ciclovia instalada na Rua Teixeira de Gouveia deveria ser somente de mão única.
“Como há ciclistas vindo dos dois lados, há riscos de colisão com os carros que cruzam a rua. O ideal seria ter uma segunda ciclovia na Rua Visconde de Quissamã, por exemplo”, defendeu.

Últimas Notícias

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Clique aqui para ter acesso à Resolução nº 1965/2016, que regulamenta a aplicação, no âmbito da Câmara Municipal de Macaé, da Lei Federal nº 12.527 e dá outras providências.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.