Moradores do Lagomar cobram tratamento da água e esgoto

  Na Tribuna Cidadã desta quarta-feira (24), moradores do bairro Lagomar ocuparam o plenário da Câmara Municipal de Macaé para cobrar tratamento de água e de esgoto. De acordo com números apresentados no encontro, o serviço chega para apenas 10% dos estimados 35 mil habitantes. Eles também alertaram para os impactos ambientais e consequentes riscos à saúde dos que lá vivem.
Responsável pela Associação Observação Macaé, Mônica Oliveira Silva criticou o governo municipal e cobrou providências para o bairro. “Moro e trabalho no Lagomar e posso dizer que somos uma comunidade esquecida. Enquanto isso, a água que consumimos é altamente imprópria e contaminada por fezes. Temos laudos e exames que comprovam o grave problema.”
Para o comerciante Edimilson Ramalho, é preciso reconhecer os investimentos feitos ao longo dos últimos anos. O que falta, para o morador, é a manutenção. “Desde que fizeram as obras de urbanismo, nada mais aconteceu e os problemas estão voltando. É preciso que os trabalhos tenham continuidade, especialmente no abastecimento de água. Como empresário, enfrento grandes problemas pela falta do tratamento e sei como é ainda mais complicado para os moradores mais humildes”, lamentou.
Diretor da ONG Ser e Viver, Edimilson Carvalho lembra que parte do Lagomar ainda depende de caixas d’agua comunitárias para as necessidades básicas, como cozinhar. “Vivemos uma discriminação social muito grande. Moro há 20 anos no mesmo local e as promessas continuam. Isso é vida? Até quando vamos continuar assim?”
O vereador Robson Oliveira (PSDB) conduziu o ato, que também contou com as presenças de Marcel Silvano (PT), Marvel Maillet (Rede), Luiz Fernando (sem partido) e Julinho do Aeroporto (MDB).
Tribuna Cidadã
Com o objetivo de dar voz à população, a Tribuna Cidadã acontece na última quarta-feira de cada mês, das 9h às 10h, antes da sessão ordinária e é transmitida ao vivo pelo site da Câmara.
Os interessados devem preencher uma ficha de inscrição e obter a assinatura de dez eleitores de Macaé ou representar alguma entidade da sociedade civil. As inscrições podem ser feitas na Secretaria do Legislativo, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. 

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Clique aqui para ter acesso à Resolução nº 1965/2016, que regulamenta a aplicação, no âmbito da Câmara Municipal de Macaé, da Lei Federal nº 12.527 e dá outras providências.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.