Abertas inscrições do curso “Formação de Lideranças Femininas”

A Câmara Municipal de Macaé, por meio da Procuradoria da Mulher, abriu inscrições para o curso “Formação de Lideranças Femininas”, que acontece em maio. As aulas serão ministradas por especialistas e autoridades, incluindo Iza Vicente (Rede), parlamentar que também conduz o órgão do Legislativo.

Fomentar a presença feminina no processo eleitoral, não apenas no ato do voto, é um dos objetivos. Neste intuito, a programação foi elaborada para mulheres que buscam ampliar conhecimentos e trocar experiências.

“Como única mulher vereadora em Macaé, tenho o entendimento de que precisamos de cada vez mais mulheres na política e ocupando espaços de poder. É com muita alegria que divulgamos esse curso e nossa expectativa é que nossas mulheres possam se sentir motivadas e bem informadas para conquistar lugares de liderança”, disse Iza.

O curso terá abordagem de relevantes temas, como violência política de gênero, noções de direito eleitoral, políticas públicas, entre outros. Não há pré-requisitos ou limite de idade para as interessadas em participar.

As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de maio, gratuitamente, aqui.

PROGRAMAÇÃO

12 de maio (aula inaugural)
Tema:
Violência Política de Gênero
Horário: 18h às 21h30

17 de maio – Aulas 1 e 2
Temas:  Comunicação / Liderança
Horário: 18h às 21h30

24 de maio – Aulas 3 e 4
Temas:
Noções de Direito Eleitoral e Contabilidade Eleitoral / Políticas Públicas
Horário: 18h às 21h30

Local: Centro Cultural do Legislativo (antiga sede)
Endereço: Avenida Rui Barbosa, 197, Centro

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Clique aqui para ter acesso à Resolução nº 1965/2016, que regulamenta a aplicação, no âmbito da Câmara Municipal de Macaé, da Lei Federal nº 12.527 e dá outras providências.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.