Aprovado projeto para a prevenção da depressão infanto-juvenil

Reginaldo falou sobre a importância da iniciativa (Foto: Ivana Gravina)

Dentre as pautas discutidas na sessão desta terça-feira (4), na Câmara de Macaé, destaca-se o Projeto de Lei (PL) 73/2022, do vereador Reginaldo do Hospital (Podemos). Aprovado com 13 votos favoráveis, o PL visa instituir campanha de conscientização sobre a depressão na infância e adolescência em âmbito municipal. A proposta segue para a sanção do Executivo. Caso seja vetado, retorna ao Legislativo para nova apreciação.

Ao defender o projeto, Reginaldo informou que os casos de depressão entre jovens e crianças dobraram na última década. Ele destacou o prejuízo para o desenvolvimento escolar e a dificuldade de algumas famílias identificarem o problema. “Se é difícil para um adulto, imagina para uma criança que tem dificuldade de se expressar. A escola acaba tendo que assumir o papel de ajudar a identificar o problema”.

De acordo com Iza Vicente (Rede), essa demanda foi trazida pelos moradores da Região Serrana, em audiência pública realizada pela Câmara de Macaé. Contudo, a vereadora reconhece que o problema não se restringe à Serra. “Ainda há muito preconceito em torno do tema. A depressão ainda é vista como reclamação sem motivo, falta de Deus e outros. Enquanto deveria ser tratada como uma questão de saúde pública”.

Grande espera para atendimento no Capsi

“Segundo o promotor, são quase mil pessoas aguardando atendimento na cidade, que conta com R$ 800 milhões de orçamento para resolver o gargalo na saúde municipal”, disse Cesinha. Para ele, é preciso um esforço concreto da Secretaria de Saúde para diminuir a fila. “A população não aguenta mais! Estamos discutindo há tempos, mas a situação permanece igual”. Tico Jardim (Pros) enfatizou que a iniciativa pode salvar vidas.

Prioridade para pessoas com bebês em estacionamentos

Na mesma sessão, também foi aprovado o PL 87/2022, de George Jardim (PSDB). A ideia é garantir vaga de estacionamento exclusiva para gestantes e pessoas acompanhadas de bebês com menos de 2 anos de idade. A proposta foi aprovada com 13 votos favoráveis.    

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.