<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px; text-align: justify;">Parlamentares receberam o secretário de Fazenda de Macaé e sua equipe, nesta quinta-feira (12).</span>
Parlamentares receberam o secretário de Fazenda de Macaé, Ramirez Cândido, e sua equipe, nesta quinta-feira (12), na Câmara Municipal de Macaé. O propósito foi esclarecer a população sobre a atualização da Planta Genérica de Valores Imobiliários, proposta pelo governo municipal por meio do Projeto de Lei Complementar 05/2014. Ao final da audiência pública, o presidente da Casa Legislativa, Eduardo Cardoso (PPS), propôs uma reunião com a equipe técnica da Prefeitura para discutirem formas de aperfeiçoar o projeto.

Construtores de diversas localidades reclamaram da cobrança abusiva de impostos pelo município, que, não raro, avalia o imóvel acima do preço praticado no mercado, a fim de aumentar a arrecadação através do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis – ITBI e do IPTU. “Anúncios de jornais não deveem ser utilizados para referência de valores pela Prefeitura, pois sabemos que os proprietários pedem por seus imóveis um valor mais alto a fim de, posteriormente, conseguirem uma margem para negociação”, criticou o vereador Maxwell Vaz (SD).

Embora, de acordo com Ramirez, todos os cálculos tenham sido feitos com base em um apurado trabalho de georreferenciamento, os cidadãos que se sentirem lesados podem e devem pedir a reavaliação do imóvel na Secretaria de Fazenda. Entretanto, Igor Sardinha criticou esse tipo de postura. “A Prefeitura não pode usar a política do ‘se colar, colou’, ou seja, se o contribuinte pagar o valor excessivo, ótimo; se ele reclamar, a gente revê.”
Jornalista: Adriana Corrêa