BRK chamada à Câmara para esclarecer transtornos nas ruas da cidade

Sessão aconteceu na antiga sede (Foto: Ivana Gravina)

Reginaldo do Hospital (Cidadania) iniciou a defesa do requerimento aprovado nesta terça-feira (6), na Câmara de Macaé, e assinado também pelo presidente Cesinha (Solidariedade). A proposição foi para que representantes da BRK Ambiental compareçam à Casa, a fim de esclarecer sobre o mau estado em que ficam as vias da cidade após obras de saneamento.

“Fizemos visitas a bairros, como Aroeira e Morro de Santana. Depois de realizarem os serviços, seja no asfalto, seja no paralelepípedo, eles nunca entregam como encontraram”, protestou Reginaldo.

Segundo Cesinha, o prefeito Welberth Rezende (Cidadania)considera o contrato com a concessionária uma “herança maldita” que recebeu de governos passados. “Foi assinado no mandato Riverton (2005-2012) e mantido na última gestão”.

Ele ainda lembrou da liminar do Ministério Público, concedida à representação da administração passada, suspendendo a Comissão Especial de Investigação (CEI) da BRK. Amaro Luiz (PRTB), que presidiu a CEI, disse que o relatório será concluído. “Entregaremos mesmo sem o depoimento do último gestor”.

Iza Vicente (Rede), membro titular da comissão, lamentou a reforma administrativa ocorrida em 2016, que retirou do Executivo instrumentos de fiscalização da concessionária. O líder do governo Luciano Diniz (Cidadania) informou que um grupo de trabalho na prefeitura elabora um plano com propostas de alternativas para o problema.

O comparecimento dos representantes da BRK à Câmara ocorrerá em data a ser definida.

Outras proposições

Na mesma sessão, Reginaldo teve outras duas proposições aprovadas. Uma delas solicita ao Executivo que o pagamento dos salários dos auxiliares de enfermagem seja feito conforme a função na prática exercida, que é de técnico de enfermagem. Na outra, ele pediu o retorno do programa Volta para Casa, destinado a auxiliar pessoas em vulnerabilidade social que desejam regressar às suas cidades de origem. Neste caso, o município arcava com o valor da passagem para que eles pudessem retornar para suas famílias.

Também foi aprovada proposição de Cesinha, cobrando do Executivo que seja dada aos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Combate a Endemias (ACEs), a mesma revisão anual de remuneração concedida aos demais servidores.

Mudanças na aposentadoria

Nesta quarta-feira (7), às 10h, funcionários da Macaeprev comparecerão ao Plenário para explicar o Projeto de Lei Complementar (PLC) 10/2023, do Executivo. A proposta ajusta a legislação local à nacional, quanto à alteração na base de cálculo para a aposentadoria dos servidores, que será opcional. A solicitação foi feita por Luciano Diniz. 

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.