Câmara aprimora transparência das comissões administrativas

Integrantes terão capacitação e trabalhos das equipes serão mais divulgados (Foto: Tiago Ferreira)

O procurador da Câmara de Macaé, Alfredo Tanos Filho, e a subprocuradora, Hérica Vieira Almeida, conduziram, no último mês, uma reunião com os integrantes das comissões administrativas da Casa. Participaram servidores efetivos e assessores parlamentares. Os temas mais importantes foram transparência e capacitação. “Não adianta cobrar se não capacitarmos os membros”, afirmou Hérica no início ao encontro.

As comissões têm diferentes funções. A de Contratação e a de Planos Publicitários, por exemplo, organizam e fiscalizam investimentos do Legislativo. Já outras, como a do Ponto Biométrico e a de Desenvolvimento Funcional, regulam a administração da Câmara.

Segundo a subprocuradora, os funcionários passarão por cursos sobre os assuntos específicos de cada comissão. “A formação incluirá procedimentos como a redação de atas e a elaboração de metodologias, planos de ação e cronogramas. Tudo isso é fundamental para darmos publicidade aos trabalhos e atendermos o Ministério Público”.

Alfredo ressaltou a necessidade de retomar algumas boas práticas da Casa. “Lembramos de quando o ex-vereador Marcel Silvano incentivava a Câmara Juvenil, por meio de um decreto legislativo. Vamos agora trazer de novo os jovens para o convívio democrático do Parlamento, agora com o suporte de uma comissão”.

Exigência de nível médio

O servidor da Procuradoria, Eliano dos Santos Cardoso, afirmou que, além da capacitação dos membros, haverá critérios para a participação. “Eles precisarão ter pelo menos o nível médio, com prioridade para quem tem nível superior”. Eliano esclareceu que essa preferência não é pelo cargo ocupado mas pela formação da pessoa, independentemente de sua função na Câmara.

A servidora do Patrimônio Marcia Ferreira achou o encontro proveitoso. “Muito interessante esse destaque à publicidade. Já participei de algumas comissões com bastante trabalho e resultados positivos importantes que não foram divulgados”.

Outras comissões

Além das quatro já citadas, existem outras dez comissões. São elas:

–  Transparência

– Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL)

–  Planejamento e Fundo Especial

– Sistema de Registro de Preços

 – Programa de Estágio.

 –  Museu do Legislativo

 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)

 – Concurso Público

– Promoção da Saúde e Bem-estar do Servidor do Legislativo

– Vereadores Mirins

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Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

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Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.