Vereadores apoiam incentivo aos jovens para se tornarem professores

Leandra prioriza os educadores em três propostas contra o adoecimento causado pelo trabalho. Foto: Tiago Ferreira

Um debate sobre a falta de interesse dos jovens em se tornarem professores foi iniciado por Leandra Lopes (PT), ex-secretária de Educação, na sessão desta quarta-feira (26), na Câmara de Macaé. Foi aprovado, entre outros, um requerimento dela perguntando ao governo se existe um plano de incentivos a aposentadorias em boas condições, o que tornaria a profissão mais atraente.

“As mulheres são 73% dos professores e muitas trabalham mesmo após completarem 60 anos. Elas adiam a aposentadoria para não perderem renda e acabam ficando doentes”. Segundo Leandra, são muitos os casos de depressão e síndrome do pânico.  “Queremos que essas pessoas possam se aposentar com leveza e recursos para se manterem. Muitas delas são mães e avós solteiras e sustentam as suas famílias”.

A vereadora lamentou que a juventude não tenha interesse pelo ofício e afirmou que já começa a haver escassez de profissionais. Ela lembrou que o governo federal dedica verbas do Programa Pé-de-Meia para estimular o surgimento de novos professores. Leandra e Amaro Luiz (PV) criticaram o grande interesse dos jovens pelas redes sociais. “Sem professores, de onde virá a educação? Do Tik Tok no celular?”, perguntou Amaro.

O líder do governo Cesinha (Cidadania) recordou que a Operação Lava Jato e a pandemia geraram grande número de demissões e fizeram com que muitos pais tirassem os filhos de escolas particulares e colocassem nas públicas. “A rede não estava preparada e os professores foram os que mais adoeceram pelo aumento da demanda”.

Profissionais da educação são 65% dos servidores de Macaé

Cesinha também comentou as políticas do governo federal, de incentivo ao surgimento de novos professores. “Em Macaé, 65% dos funcionários da prefeitura são trabalhadores da educação. Talvez, na nossa região, sejam os mais valorizados”.

Dois outros requerimentos de Leandra Lopes, relacionados com o tema, foram aprovados. Um deles solicita ao Executivo informações sobre o número de trabalhadores amparados e readaptados pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt). O outro pergunta a quantidade de servidores trabalhando com mais de 60 anos e os que permanecem em salas de aula a partir desta idade.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.