Câmara aprova Código de Conduta e Ética da Guarda Municipal

Iza, Luiz Matos, Prof. Michel e Rafael Amorim apresentaram 40 emendas (Foto: Ivana Gravina)

Após ampla discussão com os servidores da Guarda, profissionais da área de segurança pública, representantes do governo e sociedade em geral, foi aprovado o Projeto de Lei (PL) 03/2022, proposto pelo Executivo. A discussão final e votação aconteceu na sessão desta quarta-feira (14), na Câmara Municipal de Macaé. Os vereadores Iza Vicente (Rede), Luiz Matos (Republicanos), Professor Michel (Patriota) e Rafael Amorim (PDT) elaboraram, ao todo, 40 emendas (propostas de alteração) ao texto do PL – integralmente aprovadas pelos demais parlamentares.

O código foi instituído com a finalidade de definir deveres, infrações e sanções administrativas, assim como a estrutura organizacional, recursos, comportamentos e recompensas para os guardas do município.

Luiz Matos lembrou que muito se falou sobre punição neste PL, entretanto, a partir das alterações realizadas, será possível avançar em outras questões. Iza reforçou que o Sindguarda apontou uma série de pontos que precisavam ser modificados. “Nossa intenção é evitar a militarização da instituição, pois esse não é o objetivo da Guarda Civil, além de possibilitar avanços para a categoria”, explicou a vereadora.

O líder do governo no Legislativo, Luciano Diniz (Cidadania), frisou a importância da construção deste código a partir do diálogo com os envolvidos. Todavia, destacou que este é apenas o primeiro passo de um longo caminho de conquistas pela frente: “Ainda precisamos avançar na criação de um fundo, no PCCV dos guardas municipais, no consórcio intermunicipal de segurança pública e outros”.

O presidente Cesinha demonstrou satisfação com o resultado da votação do projeto já emendado: 13 votos favoráveis e nenhum contrário. “Acho que conseguimos melhorar a proposta, que permaneceu por anos travada na Ordem Pública. Esperamos que o governo tenha o mesmo entendimento e não vete as emendas aprovadas por esta Casa”.

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.