Câmara aprova PL que cria a Política para a Educação Inclusiva

Lei prioriza educação em Libras e participação das famílias, entre outros pontos (Foto: Tiago Ferreira)

Nesta terça-feira (12), a Câmara Municipal de Macaé aprovou o Projeto de Lei (PL) 020/2024, do Executivo, que institui, na Secretaria de Educação, a Política para a Educação Inclusiva. A lei garante acesso a todos os serviços da pasta para portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA), de Transtornos Funcionais Específicos (TFE), e de Altas Habilidades (AH) / Superdotação (SD).

Antes, foram aprovadas duas emendas apresentadas pelo presidente Cesinha (Cidadania). Ambas incluem diversas modificações e acréscimos, aperfeiçoando a proposta. As mudanças são relativas a campanhas de conscientização da sociedade sobre a situação das Pessoas com Deficiência (PcD), oferta de educação em Libras, contratação e formação de professores especializados, acessibilidade nas avaliações e participação das famílias na elaboração das políticas inclusivas.

Os aprimoramentos passam ainda pela comunicação alternativa e aumentativa (CAA), conteúdos de inclusão nos currículos escolares e nos concursos para professores, além de avaliação periódica sobre a acessibilidade da infraestrutura das escolas, entre outras políticas. “Nosso objetivo foi colaborar com a proposta original do governo”, disse Cesinha.

Paisagismo na Serra

Os parlamentares também aprovaram, entre outras proposições, uma indicação de Tico Jardim (Cidadania), reivindicando ações de paisagismo para a Serra Macaense. “A cidade está muito bonita com o trabalho da empresa contratada, mas não recebemos uma só visita dela. Macaé é uma só”, protestou ele, que mora na região.

A matéria de Tico menciona as praças: Geraldo Bicudo Jardim (Bicuda Pequena); Antonio Mendes Curvelo (Areia Branca); Francisco Figueiró Thomaz (Córrego do Ouro); Ilha da Canoa (Glicério), Atagildo Gonçalves Marinho (Frade); Clério Grativol e Praça Principal (Cabeceira do Sana), CriaSana (Sana); Praça de Trapiche.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.