Mais uma iniciativa em prol da preservação do meio ambiente foi aprovada na Câmara de Macaé. Durante a sessão desta quarta-feira (14), os vereadores votaram unânimes a favor do Projeto de Lei (PL) 036/2025, de Leandra Lopes (PT), que cria o “Programa de Sustentabilidade Ambiental” nas escolas municipais. Para entrar em vigor, a proposta depende de sanção do prefeito.
Em defesa do projeto, a autora reforçou que a conscientização deve começar ainda cedo para as crianças e adolescentes. “É por meio do ensino que promovemos as mudanças na sociedade e os alunos não grandes multiplicadores de conhecimento. Além disso, nosso mandato já protocolou um projeto similar, mas voltado para as empresas que se instalarem na cidade.”
Presidente da Comissão de Meio Ambiente, Ricardo Salgado (MDB) elogiou a iniciativa de Leandra. “Por algum tempo, esse foi um tema esquecido, mas a atual gestão tem um novo olhar. Não vejo outra alternativa de fazer política pública se não for pela educação. O caminho a ser percorrido é longo, mas temos total condições de atender essa demanda”, acrescentou.
Região Serrana
Ainda durante a sessão, Tico Jardim (Cidadania) relatou encontro com produtores rurais do distrito do Sana. O vereador discursou sobre a importância da agricultura familiar e defendeu maior apoio do governo para a categoria. “São trabalhadores bastante organizados e parte dos alimentos são adquiridos pela prefeitura, como forma de fornecer uma merenda escolar saudável”, disse.